ACESSOS

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Manual do pior governador do Brasil


Por Fred Lima

O blog teve a ideia de criar o manual que Agnelo Queiroz (PT) usou durante seus quatro anos de governo no DF. Vários governadores no país já usaram tal manual e se deram bem eleitoralmente, mas apenas em regiões onde o acesso à informação era pouco. Veja o manual do pior governador da história do DF:

1) Se tranque em seu gabinete e não mantenha uma ponte de diálogo com a sociedade, dando a entender que está bastante ocupado, cuidando de seu governo.

2) Se cerque de bajuladores, pois são importantes para afagar seu ego. Jogue na lata de lixo a frase de Santo Agostinho: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.” Sua máxima, ao contrário, será: Prefiro os que me bajulam, porque afagam meu ego, aos que me criticam, porque são meus inimigos. Trate como inimigos todos aqueles que o criticam.

3) Tente criar a imagem de perseguido pelos grandes conglomerados, dando a entender que luta contra o sistema, quando, na verdade, é refém dele. Não tenha medo de dar uma de capitão Nascimento (personagem do filme Tropa de Elite, que foi usado em resposta a um vídeo onde mostra o governador Agnelo sendo vaiado ao sair de um bar em Brasília, no início deste ano). Assim você conseguirá neutralizar boa parte dos ataques dirigidos a sua forma de governar, passando a impressão de que está sendo perseguido por mexer com a elite.

4) Se preocupe com números, não com boa gestão. Transforme tudo em números, inclusive troca de lâmpadas dos postes e pinturas dos meios-fios. Agindo dessa forma você impressionará a população. Mais uma vez, não dê importância para a finalidade das obras que foram realizadas, mas aos números lançados.

5) Volte aos tempos da Roma Antiga, onde a política do Pão e Circo agradava a plebe. Retire dinheiro de outras áreas e invista no estádio de futebol de sua cidade. Lembre-se: o povo gosta é de futebol e samba. Já dizia que não se faz Copa construindo hospitais.

6) Gaste, gaste, gaste, sem medo de ser feliz! A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é obra dos tucanos. O Brasil inteiro precisa se ver livre das aves do bico grande e oco.

7) Coloque a culpa de qualquer erro que cometer na herança maldita que recebeu. Transferir a responsabilidade para antecessores colou no plano nacional, por que não colaria em sua cidade?

8) Coopte a grande imprensa corporativa. Traga para o seu lado àqueles que podem mostrar as mazelas de seu governo. Feche os cofres publicitários para os que não quiserem vir.

9) Nomeie seus amigos para cargos importantes, não pessoas capacitadas e técnicas. Lugar de intelectual é nas universidades.

10) Contribua para eternizar o projeto de poder de seu partido, fazendo todo tipo de aliança política. Não tenha pudor em beijar a mão de Deus e do diabo ao mesmo tempo. Sem maioria, não se governa. Com ampla maioria, não só governa, como faz o que quiser.

CONTRAINDICAÇÃO

Este manual é contraindicado para políticos que governam um povo instruído.

Fonte: Blog do Fred Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário