ACESSOS

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eleições: Dilma cita preconceito contra nordestinos para atacar PSDB

Aécio denuncia ‘calúnias’

Nas últimas 48 horas, simpatizantes da candidatura de Dilma replicam nas redes sociais a hashtag #MenosÓdioMaisNordeste, criada pelo site Muda Mais, de apoio à candidatura petista, acusando os aliados de Aécio de estarem reagindo de forma racista contra nordestinos, por causa de votação maciça do PT na região. O perfil da própria presidente usou a hastag #MenosÓdioMaisNordeste e condenou o preconceito contra nordestinos.

Nesta quarta-feira, acompanhada do governador eleito, o senador Wellington Dias (PT), Dilma afirmou que os governos tucanos “tiraram o pobre do orçamento”.

— Era gente que tinha políticas para um terço da população, diferente de nós — disse ela: — Agora, o meu adversário vem dizendo que vai fazer o melhor Bolsa Família? E por quê não fizeram isso antes?

A candidata também acusou o PSDB de ter uma “visão elitista do Brasil”:

— Aqui tem um povo trabalhador, esforçado. Um povo comprometido com o nosso país. Por isso, desde o governo Lula e no meu governo tenho olhado com atenção especial para essa região, que foi tradicionalmente prejudicada por uma visão elitista do Brasil — declarou Dilma Rousseff, em alusão aos governos do PSDB.

Depois de rezar a oração do “Pai Nosso”, Dilma Rousseff agradeceu aos piauienses e aos nordestinos. No discurso, a candidata afirmou que a Prefeitura de Teresina, comandada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), aderiu ao Programa Mais Médicos e o Governo Federal enviou dois profissionais brasileiros, que se afastaram por terem sido aprovados em residência médica.

Dilma disse ainda que o PSDB desempregou em seus governos, enquanto o PT aumentou o crédito:

— Enquanto no período anterior a nós e ao Lula desempregavam, nós conseguimos um aumento extraordinário de empregos, só em meu governo. Nós ampliamos o crédito, olhe o crédito consignado. Para ter mais empreendedores individuais, hoje são mais de 4 milhões e 400 mil empreendedores que se formalizaram. O Nordeste foi beneficiado com isso, um local olhado pelas empresas de produtos duráveis e não duráveis. Fizemos um revolução na área de infraestrutura, com investimentos em estradas, portos e ferrovias — declarou Dilma.

GRUPO TUCANO SE ORGANIZA CONTRA BOATOS

No Facebook, Aécio disse que o PT usa mentiras na campanha eleitoral. Para ele, internautas criam perfis falsos com ataques a nordestinos para angariar antipatia ao tucano.

“Amigos, nossos adversários políticos estão fazendo todo tipo de ataques, tentando desmoralizar Aécio Neves e todos os que o apoiam. De um lado, eles aumentam as mentiras e as calúnias; de outro, criam perfis falsos para espalhar comentários preconceituosos nas redes sociais e, em seguida, fazem prints desses comentários e apagam os perfis falsos.Vamos continuar unidos, denunciando esses atos e defendendo a honestidade e a responsabilidade na política. Vamos continuar unidos para mudar o Brasil!”, diz o alerta na página de Aécio.

Em outra frente, a Turma do Chapéu, um grupo de jovens que apoia Aécio, resolveu criar um site para combater os boatos que estão se multiplicando na internet contra ele. No endereço aeciodeverdade.com o eleitor pode acessar as respostas aos ataques que circulam nas redes sociais.

— A iniciativa surgiu de um encontro na segunda-feira em Belo Horizonte. Mais de 200 apoiadores do candidato que não são filiados a nenhum partido e não tem tanto costume em fazer campanha começaram a planejar ações para se integrar na força tarefa de eleger Aécio. O site está em constante atualização para competir com o ritmo de mentiras boçais que surgem todos os dias. A mais recente usa perfis falsos para agregar na campanha do tucano à ideia de que sua candidatura é contra o Nordeste e os mais pobres — diz Gabriel Azevedo, integrante do grupo.

ACM NETO REAGE AO DISCURSO DO PT

Nesta quarta-feira, em ato de apoio a Aécio Neves, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), alertou que o PT tentará dividir o Brasil entre “nordestinos x sulistas”, “ricos x pobres”.

— Não existe o Brasil do Sul e do Sudeste de um lado, e do Norte e do Nordeste de outro. O Norte e Nordeste vão se somar ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste para eleger Aécio — disse ACM Neto.

MPF DO CEARÁ INVESTIGA MENSAGENS

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF/CE) recebeu oito representações de pessoas, referentes a mensagens racistas contra nordestinos em redes sociais. Até o momento não foi identificada nenhuma ligação partidária dos autores das postagens em contas do Twitter, Facebook e Tumblr.

As denúncias foram encaminhadas para o Núcleo de Tutela Coletiva do MPF/CE, e distribuídas ao procurador da República Alexandre Meireles, que irá analisar o caso. Segundo o MPF/CE, a conta esses nordestinos.tumblr.com, tem ajudado nas investigações, pois vem reunindo vários posts que manifestam e incentivam a discriminação.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a investigação já foi iniciada, mas ainda não há nenhum procedimento instaurado.

Fonte: Estação da Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário