ACESSOS

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Opinião: Rastaquera

“O Distrito Federal não tem sequer dignidade para ter autonomia política”. 

A frase dura, pronunciada pelo ministro Gilmar Mendes, durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral que barrou o registro do candidato do PR ao governo do DF , reflete a opinião média que prevalece , na cidade e em todo o país com relação à emancipação política de Brasília fixada de maneira ligeira e oportunista na Carta de 88.

Gilmar Mendes foi impiedoso e certeiro com relação à política do Distrito Federal. Durante a leitura de seu voto o ministro classificou o tipo de política que tem vem sendo feito no DF de rastaquera, expressão que tanto pode ser usada como fuleira e baixa, como relativa a ostentação, própria dos novos ricos.

Para Mendes, o DF já deveria ter passado por um processo de intervenção. Esse desabafo, mesmo feito por alguém que tem a prerrogativa de impedir o prosseguimento dessa miséria política que tem predominado por estas bandas, escancara com fidelidade o retrato exibido por Brasília para todo o país.

O pesquisador que buscar entender Brasília no futuro, terá, obrigatoriamente,que dividir a história da capital em antes e depois da Carta de 88. A cidade inteiramente planejada e projetada para ser o centro administrativo do Brasil do futuro, vem, aos poucos ,se transformando naquilo que o restante já é há tempos: palco para a exibição do que de mais rastaquera existe em termos de política.

Fonte: Blog do Ari Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário