ACESSOS

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Na Varanda: Que bicho é fake?

Durante esses quase dois anos, e sempre que eu tocava no assunto dos "fakes", algumas pessoas me perguntavam: e o que é fake?Como não sou um especialista no assunto, tecnicamente falando, vou traduzir do meu jeito.

Hoje a pessoa que quer se socializar, ou apenas se expressar, em mídias sociais como twitter ou facebook, cria um perfil com seu nome e informa seus dados (nome, identidade, CPF, endereço, idade e etc.) de forma correta.

Os fakes são aqueles que usam uma identidade virtual falsa. Cria-se o perfil com dados incorretos para que não seja identificado.

Há fakes para o bem. 

Quando lemos um tweet de O Criador (twitter.com/ocriador), sabemos que, apesar da inteligente paródia, não é Deus, o Pai de Cristo que nos escreve. Assim como não são Hebe Camargo (twitter.com/hebecamargo) e Nair Belo (twitter.com/nairbello) as pessoas que redigem textos bem humorados e que nos alegram os dias. 

Talvez o mais notório fake das redes brasileiras seja o de Dilma Bolada http://dilmabolada.com, perfil de site, twitter e facebook que angaria muita simpatia para nossa Presidenta. Há quem diga, até, que marqueteiros do PT estão por trás da empreitada.

Há, também, os fakes do mal.

Aqueles que se valem do anonimato, burlam a segurança da internet, se fingindo pessoas de carne e osso, para atacar e ofender instituições, empresas, artistas, políticos, etc. 

Os mais sofisticados criam contas em diversas mídias, blogs e sites, como o fez @LuciaPacci que utiliza a foto de uma cantora francesa e se diz jornalista e socióloga. Isso os torna mais verossímeis para achincalhar quem quer que seja ou defender aqueles que lhes pagam. A engenharia pode ser ainda maior, com diversos fakes do mal se “relacionando”, se retweetado para compartilhar informações falsas. 

Segundo denuncias de duas ex- funcionarias da empresa Painel Brasil o perfil @LuciaPacci é alimentado pela empresaria Rosa Diniz que é diretora e um dos donos  da empresa acusada.

Foi isso que aconteceu no Distrito Federal. 

Fonte: Edson Sombra

Nenhum comentário:

Postar um comentário