Passada as turbulências política e a escassez de recursos, o governador Marconi Perillo (PSDB) recupera, aos poucos, sua popularidade na Região Metropolitana do Distrito Federal (RemDF). Ainda não chegou aos índices de 2010, mas em algumas cidades já ultrapassou os 40% de avaliação positiva. É bom lembrar que no ano passado, quando foi bombardeado pela mídia nacional, o governador detinha uma média de 60% de avaliação positiva.
Com a crise, caiu para 25% conforme pesquisas feitas por adversários e também pelo governo na época. “Agora, o céu é de brigadeiro. Superamos a escassez de recursos e passamos a investir na região em infraestrutura, saúde, escolas e segurança”, conta o chefe da Casa Civil, deputado federal licenciado Vilmar Rocha (PSD). Ele afirma que as parcerias com o governo federal e as políticas públicas do governo Marconi para a região estão mudando a realidade socioeconômico de muitos municípios. Cita como exemplos, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Cristalina e Formosa.
Além de investimentos e a presença constante do governo de Goiás na RemDF, Marconi ampliou sua base de aliados com influência na região. Senador Gim Argello (PTB), deputadas distritais Eliana Pedrosa e Liliane Roriz, ambas do PSD, compõem o time que ajuda Marconi na luta para superar as desigualdades sociais e econômicas do Entorno.
Mesmo tendo o PSDB perdido a Prefeitura de Valparaíso para o PT e a de Novo Gama para o PSL, outros importantes municípios permanecem sob controle dos aliados de Marconi. Casos de Formosa, Luziânia e Cristalina, estas com prefeitos do PSD. Além disso, o PTB, tradicional aliado tucano em Goiás, comanda Águas Lindas e Cidade Ocidental. Estas novas lideranças são a força de Marconi no embate de 2014. Seja ele candidato ou não à reeleição, estes municípios vão fazer a diferença na disputa.
Fonte: Jornal Opção – Coluna Entorno do DF – Wilson Silvestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário