ACESSOS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Estádio Mané Garrincha: O estádio mais verde do mundo fica em Brasília


O estádio Mané Garrincha, de Brasília, "o mais verde do mundo"

Reconhecida por sua arquitetura como Patrimônio Cultural da Humanidade há 26 anos, Brasília aspira ser distinguida agora como a cidade com o estádio de futebol mais verde do mundo.

Sede do jogo inaugural da Copa FIFA Confederações entre Brasil e Japão, neste sábado, o estádio Mané Garrincha foi reconstruido para ser sede do Mundial 2014. 

A obra se iniciou em 2010 e foi inaugurada no dia 18 de maio de 2013 com custo de aproximadamente 476 milhões de dólares. 

O renovado cenário, cuja fachada de pilares em círculo chama muito a atenção, contará com sistemas únicos de energia solar e aproveitamento de agua de chuva para este tipo de lugares. 

"O estádio tem uma série de recursos que permitem gerar mais energia do que consome a través de painéis solares. Também poderá recuperar a agua de chuva e cobrir o 80% de suas necessidades", disse para a AFP Vicente Castro Mello, de Castro Mello Arquitetos, responsável do projeto. 

Uma das características que mais chama a atenção do Mané Garrincha é o teto. Construída com materiais especiais, a coberta absorve e descompõe a contaminação do ar, e reduz o calor interno, evitando o ar condicionado ou qualquer outro tipo de ventilação artificial. 

Dessa forma o estádio mundialista, graças a sua coberta, retirará da atmosfera os gases contaminantes do ar, e uma quantidade aproximada a que produzem mais ou menos 1.000 veículos por dia, segundo o governo da capital brasileira. 

Contudo, o cenário com capacidade para 71.000 lugares, e que espera albergar grandes espetáculos artísticos, está em uma zona de fácil acesso para caminhantes e ciclistas, o que desestimula o uso de veículos. 

Quando a obra este totalmente concluída contará com um estacionamento para 3.500 bicicletas. 

Em sua tentativa por ser um estádio completamente verde, irá dispor de um sistema único de tratamento de resíduos. "Assim que pratos, talheres, copos, guardanapos, serão biodegradáveis, e já não se necessitará diferenciar os resíduos", afirmou à AFP Ian McKee, diretor de sustentabilidade de Castro Mello Arquitetos. 

Todas essas características fazem que o estádio Mané Garrincha, nomeie o célebre jogador brasileiro dos anos '60, esteja em caminho de receber o certificado máximo de sustentabilidade, o selo Leed Platinum. 

Hoje nenhum estádio de futebol do mundo conta com essa distinção, segundo as autoridades da capital brasileira. 

Fonte: AFP / Edição site CONMEBOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário