Inteligente, articulado e profissional respeitado, Raimundo Ribeiro falou com exclusividade ao Blog do Donny Silva.
RR- Claro! O PSDB não tem como ser diferente diante de tantos desmandos desse governo que está aí.
RR – Meu futuro pertence a DEUS. Estou muito feliz na AGU, onde faço o que mais gosto, que é advogar, mas não posso negar que exercer o mandato e ter criado a SEJUS me trouxeram muita satisfação.
Suplente de deputado distrital, Ribeiro é advogado e vice-presidente do PSDB/DF. Nesta entrevista, RR fala do PSDB, governo de Agnelo Queiroz, Lula, Dilma e solta o “verbo”!
Confira:
BDS – Como o senhor avalia o resultado das eleições de 2010 em Brasília para o PSDB?
RR- Alguns erros foram cometidos e isso naturalmente trouxe conseqüências danosas para o partido. Não tivemos candidatos majoritários (governador e senador), e isso impediu que elegêssemos deputados federais e diminuíssemos nossa bancada distrital. Tínhamos dois deputados e apesar do TRE ter proclamado que o PSDB elegeu dois deputados, eu e o Washington Mesquita, 10 dias depois, surgiu aquela decisão estranha da ministra Carmen Lúcia que tomou a vaga do PSDB e entregou para o PMDB, no caso Benício. Mas este caso ainda está tramitando no TSE e espero que a decisão seja reformada e o mandato que o PSDB conquistou nas urnas, lhe seja devolvido. Mas o resultado é que hoje o PSDB conta com apenas um deputado.
BDS-Então o saldo não foi positivo para o PSDB. O que fazer?
RR- Fizemos uma renovação no partido, elegemos uma nova executiva e novas zonais. Com isso, creio que o partido tomará um novo formato, cumprirá o seu papel de oposição ao governo local, uma oposição responsável, denunciando o que está errado e atuando de forma propositiva, apresentando alternativas para o DF.
BDS -Então o PSDB realmente faz oposição ao governo de Agnelo Queiroz?
BDS – O que está errado no atual governo?
RR- Quase tudo. Se formos analisar apenas sob o aspecto da eficiência, constata-se que o governo é um desastre. Vamos analisar por áreas: Na saúde, herdou 11 UPA’S e até agora só conseguiu inaugurar uma, cara e ineficiente.
Quis acabar com a experiência exitosa que ocorria no Hospital de Santa Maria, misturou funcionários concursados e terceirizados, fez uma confusão danada para no final entregar o hospital para outra instituição. Quer dizer, criticavam tanto o modelo e o mantiveram, trocando apenas os administradores, mas no meio disso, causaram uma enorme aflição a população que foi a maior prejudicada com as trapalhadas do governo. Criticavam os contratos emergenciais, mas se utilizam deles a todo momento, inclusive contratando empresas pertencentes a governantes ou seus parentes, num claro desrespeito aos princípios regentes da Administração Pública. Diziam que existia monopólio na alimentação hospitalar – e existia mesmo -, só que agora se acertaram com a mesma empresa, a SANOLI, e como num passe de mágica, esse monopólio deixou de ser escandaloso.
Na educação, além de não trazerem nada de novo, destruíram o que existia. Praticamente acabaram com as escolas que funcionavam em tempo integral, com a bolsa universitária, e as aulas só acontecem quando os professores ou funcionários não estão em greve. Acabaram também com a gestão compartilhada e não existe qualquer programa inovador. O que se vê são escolas sucateadas, sem qualquer reforma, por mínima que seja, merenda escolar estragada sendo servida para os alunos e uma série infindável de outros desmandos que se fossemos enumerar não caberia num livro, quanto mais numa entrevista.
BDS – E a Segurança Pública?
RR - Basta andar pelas ruas ou consultar os dados confiáveis para ver que a criminalidade aumentou assustadoramente em todo o DF. É importante lembrar que o secretário que saiu (Daniel) disse que saía porque não agüentava mais tanta ingerência política.Essa ingerência retira a autoridade de quem deveria ter o comando.
BDS – Então não existe comando na Segurança ?
RR - Claro que não! E não existe porque a figura do governador é nula, e esse vácuo de poder atrai os espertalhões que agem visando atender seus interesses particulares. A conseqüência disso é a quebra de dois pilares fundamentais nas instituições policiais que é a hierarquia e a disciplina.
BDS – Que interesses particulares são esses?
RR - Muitas pessoas que tem a coragem de denunciar os desmandos que estão acontecendo têm seus telefones grampeados ilegalmente, são seguidos nas ruas e algumas vezes são vítimas de tentativas de intimidação. Pelas nomeações, é fácil descobrir quem são os políticos que exercem influência nefasta nos organismos policiais, e que estão tentando implantar um estado policialesco em Brasília.
BDS – E nas demais áreas?
RR- Infelizmente o quadro também não é bom. Veja o trânsito: está um caos, e o número de acidentes cresceu muito nos primeiros seis meses de 2011. Este governo não consegue sequer terminar as obras que herdou de governos anteriores. Nem implodir arquibancadas velhas esse governo conseguiu, fazendo Brasília pagar “um mico” nacional naquela implosão que não aconteceu. O transporte pirata voltou a circular livremente nas vias de Brasília, os camelôs voltaram para o SCS, o processo de regularização de condomínios e quiosques está totalmente parado, enfim o novo caminho é muito ruim prá o DF, pois o governo está totalmente inerte, é como se não existisse governo em Brasília.
BDS – Por que o senhor acha que isso acontece?
RR – Porque o governo que ganhou eleição não tinha projeto pra Brasília. O projeto era apenas ganhar a eleição. Chegando ao governo, não tinham qualquer proposta para solucionar os problemas da cidade.
BDS – O quadro que o senhor pintou é um desastre…
RR – Não fui eu quem pintou, foi o governo que está aí. Basta você andar pela cidade que vai se deparar com esse quadro. E note que só falei sobre a incompetência do governo.
BDS – Existe algo pior?
RR - Infelizmente sim. Sob o aspecto institucional, o governador Agnelo dos Santos Queiroz Filho não tem qualquer condição de permanecer nessa situação, pois contra ele existem acusações gravíssimas que lhe retiram a autoridade para ser governador.
BDS – Quais acusações?
RR – Começando por aquilo que já tramita na Justiça. O Ministério Público denunciou o Governador por desvio de dinheiro público quando era Ministro dos Esportes e mais do que isso bloqueou todos os seus bens. Ora, se a Justiça diz que ele não pode administrar e dispor livremente dos seus próprios bens, como vai gerir bens e direitos dos cidadãos do DF? Você entregaria seus bens para ele administrar, sabendo que a Justiça o proibiu de administrar seus próprios bens? Claro que ninguém em sã consciência faria isso. E note que o bloqueio foi mantido pela corte superior, o STJ. Além disso tem a história mal explicada daquele funcionário, que o próprio governo diz ser fantasma, o Daniel, ex-funcionário da União química, que declarou à revista Veja ter um vídeo entregando dinheiro ao sr. Agnelo quando ele era diretor da ANVISA. Tem-se notícia que no último dia 26 foi entregue na PGR farta documentação envolvendo Agnelo, a empresa União Química, um deputado federal de MG e um empresário baiano.Foi fartamente noticiado que um vídeo mostrando a compra de um partido político foi entregue no MPF. São tantas denúncias que surgem a cada dia, que o mínimo que ele poderia fazer era se afastar do cargo e pedir que o MP investigasse com rapidez tais denúncias. Se for inocente, volta, se não for que tenha pelo menos um gesto de grandeza e saia.
BDS – O senhor vê solução rápida para tudo isso?
RR – Vejo que a população começa a sair daquele estado de letargia que se encontrava. As pessoas já perceberam que os serviços públicos estão paralisados, que a economia da cidade está estagnada, e que nada funciona no governo. Em razão disso começa a se mexer. Veja que existe uma passeata já marcada para o dia 23 convocada pelo movimento apartidário 'REAGE BRASILIA' e creio que teremos uma manifestação muito importante, pois se trata de um ato cidadão e que busca resgatar a cidade. Além disso, confio que o MP dará respostas rápidas para os fatos que foram levados ao seu conhecimento e isso poderá nos levar a uma nova eleição, onde quem sabe, possamos escolher pessoas dispostas a servir Brasília.
BDS – O senhor já foi deputado distrital, secretário de Justiça e atualmente encontra-se na AGU. Qual o seu futuro?
BDS – O que mais o realizou: a SEJUS ou ser deputado?
RR – Ser deputado me permitiu ter vários projetos transformados em leis que beneficiam a população, mas a atividade parlamentar é naturalmente mais lenta, pela sua própria dinamica. Como secretário, a resposta é mais rápida, mas ambas as atividades se complementam. Como secretário implantei o projeto de ressocialização no sistema penitenciário e como deputado fui autor do projeto que garante emprego a ex-presidiários que cumpriram pena e tiveram bom comportamento. Como secretário, tive oportunidade de ajudar na implantação da praça da cidadania, na estação do metro da 114 sul para atender as pessoas com deficiências, impulsionar o processo de regularização de condomínios, que por sinal está parado, fiz o projeto de regularização de quiosques, encaminhamos, em parceria com o MP, o projeto de criação de 15 outros conselhos tutelares, e mais diversas outras ações que facilitaram o acesso da população aos serviços públicos.como deputado tive no curto espaço de um mandato, 08 leis aprovadas.Me sinto feliz pois servi a Brasília da melhor forma que conheço que é trabalhando com muita dedicação.
BDS – E no âmbito federal, como o senhor avalia o governo Dilma?
RR - Acho que teremos momentos de muita turbulência, porque a presidente Dilma Rousseff recebeu uma herança maldita do Lula, pois a máquina administrativa que herdou está toda fatiada e aparelhada para servir aos interesses menores de pessoas que se apropriaram da atividade política para ganhar dinheiro. Os escândalos recentes de Palocci, do Ministério dos Transportes e outros órgãos comprovam isso. Relatório recente do TCU aponta milhares de irregularidades nos negócios celebrados nos oito anos do governo Lula, e se a imprensa livre continuar fazendo jornalismo investigativo, vai descobrir muitos outros focos de corrupção.
BDS – Mas e o mito Lula?
RR – Você disse bem, é um mito, mas de pés de barro. Foi no governo dele que criaram os mensalões, era prá beneficiar projetos do governo dele que Marcos Valério, Delúbio e outros desviavam dinheiro público e canalizavam para campanhas de seus candidatos. então é inadmissível que o Procurador da República tenha denunciado 40 pessoas que agiam em favor do governo dele e ele, chefe do governo beneficiado, não tenha sido denunciado, dizendo candidamente que não sabia de nada.Veja que o dois primeiros que caíram foram impostos a Dilma por ele.O Palloci e o Alfredo Nascimento.
BDS – Essas turbulências se esgotam aí ?
RR – Creio que não, pois é só ler as noticias e se constata que infelizmente a corrupção está entranhada em toda a Administração Pública. A população hoje sente repugnância e está descrente nas instituições, mas tenho a esperança de que a Presidente Dilma terá firmeza no combate à corrupção, extirpando da vida pública estas pessoas que se encastelaram no poder para se servir, em detrimento de toda a sociedade. Será uma tarefa difícil, mas se ela persistir conseguirá, e toda a sociedade vai apoiá-la, pois ninguém agüenta mais pagar 40% do que ganha para ver esse dinheiro escoar pelo ralo da corrupção.
BDS – Para finalizar: o senhor é do PSDB e torce para a presidente Dilma?
RR - Antes de tudo sou brasileiro e torço pelo meu país. Eu não votei em Dilma, mas ela é a presidente do meu país, então eu torço para que ela possa prestar o maior serviço que este país precisa que é extirpar do serviço público o câncer da corrupção, que além de roubar o dinheiro necessário para investimentos em educação, saúde e segurança, gera uma descrença generalizada nas instituições públicas, e essa descrença poderá nos levar ao precipício de uma crise institucional de conseqüências inimagináveis.
Fonte: Blog do Donny Silva - Publicado em 03/08/2011
Fonte: Blog do Donny Silva - Publicado em 03/08/2011
Falar de Raimundo Ribeiro é facil demais, não esta envolvido em nenhuma falcatrua de governo algum, ‘PANDORA’ etc…, funcionário da AGU de ‘CARREIRA’ quando estava como deputado distrital recebia o salário da AGU e não o de deputado distrital, professor, caráter integro, então o que dizer do cidadão Raimundo Ribeiro.
ResponderExcluirOBS.: Sem esquecer de dar os parabéns pelo seu magnífico aniversário ontem, com todos seus amigos presentes e sua família sempre toda unida em sua volta, que DEUS continue a lhe abençoar com muita saúde e muita energia para os próximos passos que vão vir em sua vida.
Raimundo Ribeiro, parabéns pelas palavras perfeitas e sábias, pelo pensamento de ‘CIDADANIA’ que faz você ser a pessoa que você é de verdade, um ‘CIDADÃO BRASILEIRO’.
Vamos ao texto agora:
Vamos lá então falar deste governo atual, me poupe, governo do fracasso, governo do desastre, governo das torres gêmeas ‘AGUARDEM’, dos 5 deputados distritais atuais envolvidos com a ‘CAIXA DE PANDORA’ da base do governo, não preciso citar nomes, governo da ‘MORTE’, pois o sistema de saúde do GDF esta na UTI em estado de colapso, governo do sistema de transporte falido, falcatruas da ‘FÁCIL’ e dos empresários do transporte este é o governo de ‘AGNULO’.
Bem, agora falar do Governo Federal é só ligar a TV e lê os jornais – ‘CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO’ – a receita de todo dia, toda hora e todo momento – ERENICE GUERRA, PALOCCI, ALFREDO NASCIMENTO MINISTRO DOS TRANSPORTES, DNIT, SENADOR ROMERO JUCÁ – CONAB E OUTRAS FALCATRUAS MAIS, MINISTÉRIO DAS CIDADES com PP, chega, chega, chega……
Não vejo a hora deste pesadelo acabar, e aí informo aos Brasilienses desta cidade ‘PASSEATA REAGE BRASÍLIA’ dia 23/08/2011 às 15 horss.
‘Mas moradores da cidade resolveram parar de reclamar. No próximo dia 23 de agosto, eles saem às ruas em passeata e panfletagem contra a corrupção e a má administração da coisa pública. É o movimento “Reage, Brasília”, que acontecerá no Eixo Monumental da capital, mas no lado oposto ao Congresso Nacional, onde ficam os órgãos públicos distritais. O grupo de manifestantes vai entregar um manifesto ao governador de Brasília, Agnelo Queiroz (PT), e a representantes do Tribunal de Justiça e da Câmara Legislativa brasiliense. Ao final, vão promover um show cultural no Eixo Monumental.
Motivação não falta para o protesto, embora seja difícil pontuar todos os casos. “Não foi um caso só. Foi o conjunto”, afirma o estudante de direito Diego Ramalho, de 24 anos, um dos coordenadores da manifestação.’
Finalizando, Raimundo Ribeiro continue ativo em sua conduta de fiscal e cidadão integro, para poder falar e alertar a população de Brasília dos bandidos que hoje tomam conta da nossa capital e de nosso país.
RECADO A ESTE GOVERNO – VCS HOJE ESTÃO, PORÉM NÃO SÃO OS DONOS DA VERDADE E NEM OS DONOS DA NOSSA NAÇÃO.