ACESSOS

terça-feira, 12 de julho de 2011

BPS - BASE PETISTA SOCIALISTA BATE PARA TER VAGA NO BURITI

Base Petista Socialista espera ganhar mais espaço no governo de Agnelo Queiroz, já apelidado nas ruas como "mulher de malandro" - aquela em que basta bater para que ceda


 Um aguerrido e barulhento grupo do PT está com os olhos voltados para o Palácio do Buriti. É a Base Petista Socialista, corrente que diz representar mais de 20% da militância no Distrito Federal e que espera ser contemplada, nesta sexta-feira 15, com uma secretaria no governo de Agnelo Quiroz.

- Chegou a hora da verdade. Assistimos passivamente aos primeiros seis meses de governo em que poucas das promessas feitas durante a campanha foram cumpridas. Queremos nossa fatia no poder", cobrou Hugo Nascimento, secretário de Assuntos Institucionais do PT-DF, e integrante da BPS.

Ao lado de Hélio José, coordenador da Base Petista Socialista, Hugo acredita que a tendência que eles representam está em condições de dividir responsabilidades com o governo. Mas para isso, enfatiza, é preciso estar lá dentro.

- Encaminhamos nossas preocupações e reivindicações ao Paulo Tadeu (secretário de Governo). Entendemos que o governo é recente, mas mesmo assim deixa muito a desejar. Áreas como Saúde, Habitação, Transportes e Educação precisam ganhar um novo impulso, sob o risco de fazer naufragar as promessas apresentadas ao eleitor", diz o secretário de Assuntos Institucionais da legenda.

Fazendo coro ao pleito de Hugo Nascimento, seu companheiro Hélio José, suplente do senador Rodrigo Rollemberg, não deixa por menos: "O Agnelo, o Paulo Tadeu, o Magela (secretário de Habitação) e outros integrantes do governo têm o apoio da BPS, mas eles precisam ouvir as bases; não podem dar as costas à militância", adverte.

A BPS condena o desvio dos rumos anunciados durante a campanha eleitoral. Acredita que falta ética ao Novo Caminho de Agnelo Queiroz. O grupo, que diz representar 15% da militância da legenda, cobra uma postura mais digna do Palácio do Buriti.

-Preocupa-nos a atual conjuntura política do Distrito Federal; o governo derrapa em questões básicas que foram prometidas à população. Fazemos couro com outras correntes do PT, na busca de um choque de gestão que valorize a militância e respeite o programa de campanha", afirma Hélio José.

Ao preconizar um petismo mais socialista, a BPS lembra alguns dos seus compromissos, como a prioridade à inclusão social; voz junto à direção partidária, para que não se criem figuras autoritárias; resgate da origem petista, valorizando os jovens, e políticas públicas voltadas para a sociedade, a exemplo de transporte, saúde, habitação e educação.

Nos corredores do Palácio do Buriti e na esvaziada (por conta do recesso parlamentar) Câmara Legislativa o que mais se ouve é que Agnelo Queiroz está prestes a promover a primeira reforma do seu secretariado. A expectativa é de que até seis secretários sejam substituídos.

No último fim de semana, a Base Petista Socialista reuniu seus dirigentes e colocou o governador contra a parede. Se Hugo e Hélio aparecerem coum um sorriso largo nos próximos dias, é porque a BPS foi atendida. E se confirmará o que muita gente teme: a administração petista é igual mulher de malandro. Basta bater, que cede.

Fonte: Blog do José Seabra

Nenhum comentário:

Postar um comentário