ACESSOS

quarta-feira, 11 de março de 2015

Deputado do PSDB deixa liderança do GDF para protestar contra Dilma

Júlio Cesar, do PRB, é novo líder na Câmara; anúncio foi feito nesta terça.
Raimundo Ribeiro ficou um mês no posto; saiu para 'evitar constrangimento'.

Deputado Raimundo Ribeiro ao lado do governador do DF, Rodrigo Rollemberg, durante segundo turno, em outubro de 2014 

O deputado distrital Júlio Cesar (PRB) deve ser anunciado nesta terça-feira (10) como novo líder do governo na Câmara Legislativa. Desde a segunda (9), o parlamentar conversa com representantes do Buriti e com o ex-ocupante do posto, Raimundo Ribeiro (PSDB), para tomar conhecimento das demandas da função e dos próximos temas que o Executivo tentará aprovar com os deputados.

A saída oficial de Ribeiro foi protocolada nesta segunda (9). O deputado afirma que escolheu abrir mão da liderança para ajudar nas manifestações de rua contra a presidente Dilma Rousseff, incluindo o ato agendado para o próximo domingo (15).

"Continuo na base do governador Rodrigo Rollemberg, mas não preciso da vestimenta da liderança para ajudar o governo. Estar na frente de um movimento que busca a investigação da presidente Dilma Rousseff poderia causar um mal-estar entre o Buriti e o Palácio do Planalto", afirmou Ribeiro nesta terça ao G1.

Sem partido

O parlamentar afirma que o movimento de protesto "não tem coordenadores" e que não vai estar na passeata do dia 15 como representante do partido. "Não é uma posição partidária, mas sim em termos de DF. Contempla 90% da população da capital, como pudemos ver nos panelaços. É um movimento das pessoas de bem", afirma.


Dirigentes do PSDB adotaram posição de cautela em relação aos protestos nas últimas semanas. Na segunda (9), o senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP) afirmou a jornalistas que estará presente nas passeatas, mas que o partido não acredita na tese do "impeachment".

Único parlamentar do partido na Câmara do DF, Ribeiro afirma defender a investigação da presidente, e não a deposição do cargo. "Dilma foi citada duas vezes pelos dois doleiros, que estão sob o manto da delação premiada e têm compromisso de falar a verdade. Defendo que seja investigada."

Deputado distrital e novo líder do GDF na Câmara, Júlio Cesar Ribeiro (PRB) 

Novo líder

A confirmação de Júlio Cesar foi divulgada pelo GDF no fim da tarde desta terça (10). Distrital mais votado nas eleições de 2014 e estreante em cargo eletivo, ele diz que reconhece as dificuldades mas se considera à altura do novo cargo.

"Fiquei muito feliz com o convite do governador Rollemberg. Tudo para mim é muito novo aqui na Câmara, mas é preciso vencer as dificuldades", afirmou o parlamentar ao G1. Ele também ocupa o cargo de segundo secretário da Mesa Diretora.

Entre 2012 e 2014, o político foi secretário de Esporte do governo de Agnelo Queiroz. Ele diz acreditar que a proximidade com a bancada petista pode ajudar na negociação dos projetos. "A maioria dos parlamentares que fazem oposição hoje era base do Agnelo. A missão que o governador me deu é de conciliar, debater e trazer todas as explicações possíveis."

O primeiro desafio de Júlio Cesar deve ser a aprovação do programa de refinanciamento das dívidas (Refis). Enviado há duas semanas pelo Buriti com pedido de urgência, o texto ainda não passou pelo plenário da Câmara.

"O projeto traz oxigênio às contas públicas do DF, com quase R$ 100 milhões. Já conversei com os colegas e acho que conseguiremos aprovar amanhã [dia 11]. Espero começar com o pé direito."

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário