ACESSOS

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Quem será o novo presidente da Câmara Legislativa?


Como a Câmara Legislativa do DF está divida, o próximo presidente da Casa terá que agregar votos tanto de simpatizantes do atual governo, como da próxima gestão eleita. Não é difícil fazer esse levantamento. Podemos ir por eliminação.

Pela lógica, a primeira que teria dificuldades seria a pedetista Celina Leão, que coleciona adversários dentro da CLDF. Na mesma linha, seu companheiro de partido, Joe Valle, também.

Chico Leite teria até simpatia do governador Rollemberg, mas não possui nem mesmo apoio do seu próprio partido, o PT. Além, claro, de ter comprado briga com vários pares.

Agaciel Maia seria um bom nome, pela experiência, mas poderia receber bombardeio da mídia pelo enorme ranço que carrega como suposto responsável pelos atos secretos no Senado, além de ter a fama, entre os distritais, de não ser muito “confiável”.

Lembramos ainda dos novatos, qualquer um deles, mesmo os evangélicos, mas existe uma resistência por pelo menos metade da Casa, que é de veteranos, de apoiar um nome estreante no mandato.

Rollemberg também apoiaria, sim, a candidatura de Israel Batista, o professor, mas a recente decisão de ele ter recuado após a má repercussão do caso dos projetos que “blindariam” os parlamentares tornou-se a principal reclamação dos colegas, que mostram com isso a instabilidade ideológica do ex-pedetista.

Nesse contexto, sobrariam apenas três nomes: o primeiro seria Robério Negreiros, do PMDB – que teria a imagem mais preservada –, já que Wellinton Luiz virou réu na Justiça e Rafael Prudente, além de neófito, é filho do famoso deputado do “dinheiro na meia”.

A segunda seria Liliane Roriz, do PRTB, que apesar de ser a caçula do ex-governador Joaquim Roriz, tem boa proximidade com o governador Rollemberg e também com o atual vice, Tadeu Filippelli, o que renderia quantidade boa de votos. Mesmo assim, ela não demonstra publicamente muito interesse no assunto.

A terceira opção seria o deputado Dr. Michel, do PP, que não perdeu o jeitão de delegado de polícia do interior. Já foi, inclusive, vice-presidente da Casa e durante seu mandato ganhou a simpatia de vários colegas. Só não possui ainda um laço estreito com o próximo governador, o que poderia atrapalhar e bastante os seus planos para ser eleito o novo comandante do Legislativo local.

Façam suas apostas!

Fonte: Odir Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário