ACESSOS

domingo, 28 de dezembro de 2014

Deputado prudente aborta jantar para eleger nova Mesa


Ao menos cinco, de um grupo estimado entre 13 e 16 deputados distritais, decidiram ouvir uma voz mais experiente e abortar um sofisticado encontro que estava programado para a noite deste domingo 28, em uma suntuosa mansão do Lago Norte. O cardápio, previamente elaborado, teria como prato principal garoupa ao azeite.

Entre os convidados estava o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), principal articulador de uma chapa de consenso capaz de eleger o próximo presidente da Câmara Legislativa. A ideia é colocar na cadeira hoje ocupada por Wasny de Roure (PT) alguém que bata de frente com o futuro governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Mas houve quem preferisse ser prudente e dissuadir os colegas a desistir do encontro. “O momento exige cautela. Qualquer confronto agora tende a piorar as relações do Legislativo com o Executivo”, revelou a Notibras um jovem deputado reeleito que aposta em uma conversa de Rollemberg com os distritais para as próximas 72 horas.

A legislatura que terá início no dia 1º de janeiro verá uma Câmara pulverizada em 17 legendas. Os com maior peso serão PT, PMDB, PDT e PRTB. Desses, apenas o PDT, que tem como principais estrelas Celina Leão e Joe Valle, garantem apoio irrestrito a Rollemberg. Curiosamente, estão entre os poucos que não foram convidados para o jantar.

Para se aliar ao PDT ao menos em teoria na disputa pelo comando da Câmara Legislativa, três deputados, convidados, decidiram declinar do assento na mesa dos comensais. São Agaciel Maia (PTC), Dr. Michel (PP) e Raimundo Ribeiro (PSDB). Esse trio corre por fora, alheio a grupos e blocos. Mesmo com o risco de ficarem isolados na composição da próxima Mesa Diretora, preferem pagar para ver.

– Não queremos ficar atrelados ao Palácio do Buriti, como um mero puxadinho, mas também não desejamos ficar reféns de grupos que defendem interesses individuais e empresariais. A Câmara é do povo, e como representantes da sociedade, podemos até perder, mas não vamos abaixar a cabeça para ninguém, sentenciou um parlamentar com larga experiência política antes mesmo de se tornar deputado distrital.

Fonte: Notibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário