ACESSOS

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eleições: PSB, PSC, PV e PPS apoiam Aécio

O candidato do PSDB tenta se fortalecer politicamente ampliando seu arco de alianças para a disputa contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 26 

Nesta quarta-feira (8), a executiva nacional do PSB se reuniu em Brasília e decidiu, por maioria, apoiar Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno das eleições para presidente. A adesão do partido, que acolheu Marina Silva, superou os 15 votos necessários. Apenas seis dirigentes votaram pela neutralidade e um pelo apoio a Dilma Rousseff (PT). Essa é a primeira vez que o partido se une ao PSDB numa corrida presidencial.

Mais cedo, os ex-candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) também declararam apoio ao tucano. Everaldo indicava que marcharia ao lado de Aécio durante a campanha no primeiro turno. Já a decisão do líder do PV foi divulgada após reunião da Direção Nacional do partido, hoje, em Brasília.

Segundo a assessoria do PV, a decisão foi por um "apoio crítico e independente". Durante o encontro, os integrantes do PV em todos os Estados prepararam um documento no qual fizeram uma comparação entre os dois candidatos ao segundo turno — Dilma e Aécio Neves — e chegaram ao consenso pelo apoio ao tucano.

Na terça-feira (7), o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, cujo partido que estava coligado com o PSB, já havia se posicionado em favor do candidato do PSDB. “Nós temos que estar junto com a candidatura de Aécio para combater o lulopetismo", declarou Freire.

Marina Silva, ex-candidata do PSB, tem sinalizado que apoiará Aécio na próxima fase da eleição em troca de alguns acordos programáticos, que incluem o fim da reeleição por mandato de 5 anos – reforma que também está no programa de Aécio.

A Rede Sustentabilidade, nesta terça-feira, também deu carta branca a Marina, mas a decisão final só será divulgada nesta quinta-feira após encontro de todos os partidos da coligação (PSB, PPS, PHS, PPL, PRP e PSL). Marina tem dito que respeitará a opinião de todos os partidos, mas que sua decisão será individual.

Fonte: Revista ISTOÉ por Ludmilla Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário