ACESSOS

sábado, 9 de agosto de 2014

Pesquisa aponta para segundo turno nas eleições para governador do DF


Levantamento feito pelo instituto MDA Pesquisa, em parceria com o Correio, mostra candidato do PR na liderança para as eleições deste ano, seguido do governador Agnelo Queiroz (PT)

O ex-governador José Roberto Arruda (PR) lidera as intenções de voto para o Palácio do Buriti, tanto na pesquisa estimulada (32,8%) como na espontânea (21,3%), quando o entrevistado apresenta a sua preferência sem consulta a uma lista com os nomes dos candidatos. Arruda é seguido pelo atual governador Agnelo Queiroz (PT) — com 18,3% na estimulada e 12,5% na espontânea — e pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB) — com 11,9% e 5,6%, respectivamente. É o que mostra o primeiro levantamento realizado sobre as eleições deste ano pelo instituto MDA Pesquisa, em parceria com o Correio Braziliense. Na estimulada, Toninho do PSol, surge com 5,6%. O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 4,5%, e a jornalista Perci Marrara, com 0,3%, fecham a lista. Um total de 6,9% não souberam ou não responderam, e 19,8% votariam em branco ou nulo.

Arruda também sairia vencedor em qualquer uma das simulações para o segundo turno, seja contra Agnelo ou contra Rollemberg. A pesquisa ainda ouviu eleitores sobre as intenções para o Senado. José Antônio Reguffe (PDT) lidera com folga.

Os pesquisadores também ouviram as intenções dos entrevistados quanto à segunda opção de voto. Rollemberg foi o preferido, com 13,9%. Abaixo dele vem Toninho do PSol, com 8%. Arruda tem 6,9%; Pitiman, 6,2%; e Agnelo aparece com 6,1%. Perci é a segunda alternativa de 0,8% dos pesquisados. Nesse aspecto, 47% preferem votar em branco ou nulo e 11,1% não souberam ou não responderam.

Registro

A pesquisa foi registrada em Brasília na Justiça Eleitoral, com o número DF-00025/2014. O levantamento foi feito com 1.501 eleitores, ouvidos de 3 a 7 de agosto deste ano. As entrevistas foram feitas em 30 regiões administrativas, conforme a densidade populacional.

O grau de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações foram coletadas de forma eletrônica com uso de tablets, a partir de entrevistas pessoais, domiciliares e em pontos de fluxo.


Fonte: Correio Braziliense - Almiro Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário