ACESSOS

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

OPINIÃO 'Lista de Natal dos candidatos ao GDF'

Natal chegando, as listas de pedidos são feitas. Para quem quer chegar 2014 competitivo na disputa ao governo do Distrito Federal, a lista é grande. Os pedidos são os mais variados. E Papai Noel vai ter trabalho.

O governador Agnelo Queiroz (PT) pede, em sua cartinha, um 2014 menos turbulento. Sem greves, denúncias e com pesquisas de opinião mais favoráveis. Na sua lista de desejos, que o PMDB não desgarre. Também que tenha poucos adversários competitivos. Nenhum, de preferência.

Suspeito que Agnelo também vai pedir paz entre os petistas. Que seus aliados entendam que compromissos não é uma coisa fácil de cumprir. E que Papai Noel mostre aos brasilienses que ele faz um bom governo. E que só vejam o lado bom das coisas.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) pede uma coligação forte, competitiva. De preferência que tenha o deputado José Antônio Reguffe (PDT) em sua chapa ao Senado. Se a deputada Eliana Pedrosa (PPS) topar ser vice, Rollemberg promete passar quatro anos sem pedir nada ao Papai Noel. Com o PSDB no pacote, vira até rena do bom velhinho e vai fazer trabalho voluntário.

Reguffe quer o mesmo que Rollemberg. Mas sendo ele o candidato ao GDF. E Eliana também na chapa. Pede ainda que a candidatura não vá transigir os seus princípios. Se for eleito, promete reduzir os cargos do gabinete de governador, andar em carro particular e diminuir os gastos no Palácio do Buriti.

Eliana Pedrosa não fica atrás. Quer Rollemberg, Reguffe e o PSDB. Quer, ainda, o apoio dos ex-governadores Joaquim Roriz (PRTB) e José Roberto Arruda (PR). Se chegar ao governo, promete enviar o seu irmão, Eduardo, para um curso em Havard durante quatro anos.

Arruda tem uma lista mais específica. Se contenta com um habeas corpus permanente que o livre das ações que enfrenta na Justiça. E que a Lei da Ficha Limpa nunca o atinja. O ex-governador só teme os adversários de toga. E se for um colegiado, o problema é maior. Até agora o Papai Noel de 2012 o tem ajudado.

Joaquim Roriz pede saúde. E que todos acreditem que ele é mesmo candidato ao Palácio do Buriti. E que possa transferir os seus votos para a filha, deputada Liliane Roriz (PRTB). Essa, sim, a verdadeira candidata. Liliane, por sua vez, quer apenas que a vontade do pai seja feita.

No PSDB, os deputados Luiz Pitiman e Izalci Lucas pedem a mesma coisa: ser o candidato ao GDF. Para esquentar as coisas, o ex-presidente do partido, Márcio Machado fez o mesmo pedido ao Papai Noel. No final, corre o risco dos três ficarem sem presentes. O presidenciável do partido, Aécio Neves, sonha com a candidatura de Reguffe ao governo. O PSDB/DF, com Arruda na cabeça de chapa.

Toninho do PSol pede o povo nas ruas. Muita gente protestando contra tudo e todos. Manifestações que causem indignação com a classe política. E que, tudo isso acontecendo, seja ele o voto de protesto da população. Ele quer tudo isso sem alianças, sem dinheiro para a campanha e sem tempo de TV.

Outros políticos ainda não decidiram se pedem ao Papai Noel. O deputado Geraldo Magela (PT) bem que gostaria de um presente. Mas depende se Agnelo for ou não atendido em sua lista de Natal.

Já o ex-deputado Jofran Frejat (PR) fica na espera. É cobiçado para ser vice da maioria dos candidatos. Mas prefere ser cabeça de chapa. Ele não vai pedir. Mas se Papai Noel lhe der um presente, está disposto a aceitar e ser a novidade em 2014.

O bom velhinho vai ter muito trabalho nesse Natal. Os pedidos não são fáceis, até porque apenas um deles vai ganhar o Palácio do Buriti. Mas voto que é bom, nenhum deles tem. Pelo menos para despontar como favorito. E não vai ser Papai Noel que vai dar de presente a eleição. A população é quem vai decidir.

Fonte: Blog do Callado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário