ACESSOS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chapa, inclusive no Distrito Federal, dependerá do comando nacional

lulaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi muito claro na reunião que manteve com os presidentes regionais do PT, entre eles o brasiliense Roberto Policarpo: a prioridade da campanha do ano que vem é a reeleição da presidente Dilma Rousseff. A esse objetivo se submetem as demais escolhas eleitorais, inclusive a composição das chapas. Vem daí a primeira determinação: as definições regionais, como no DF, devem estar perfeitamente afinadas com o PT nacional. 

Ênfase na coligação com o PMDB 

Essa determinação, admite Policarpo, poderá ter implicações para o Distrito Federal. Não se mexe com a cabeça de chapa. Ao defender a aliança com o PMDB em todos os níveis, que considera essencial, Lula referiu-se em especial a Brasília, onde considera a sucessão muito bem encaminhada. Aposta não só na preservação da parceria — aliás, considera-a certa — como na reeleição do governador Agnelo Queiroz. 

Vaga para o Senado em jogo 

Para o Senado, segundo o presidente do PT brasiliense, Lula defende candidaturas próprias. Diz que os petistas devem compor uma grande bancada para garantir respaldo parlamentar à presidente Dilma. Afinal, hoje o PT só tem 12 senadores. No entanto, Lula insistiu — conta Policarpo — no que chamou de “prudência”. Na prática, significa uma política de alianças que favoreça a eleição presidencial. Quer dizer, em função do objetivo maior, que a vaga de senador poderá ser empregada para, sempre em sintonia com o comando nacional, para fortalecer a recondução de Dilma. 

Só em março 

Ficou claro para Policarpo, ainda, que a definição das chapas não deve ocorrer antes de março. 

Fonte: Jornal de Brasília – Coluna do Alto da Torre – Eduardo Brito / Postado por Sandro Gianelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário