ACESSOS

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Guarda Jânio brigará pelo mandato


guarda janio pm dfEmbora o distrital Joe Valle tenha deixado o partido, o PSB decidiu não reivindicar seu mandato na Justiça Eleitoral. O presidente regional  Marcos Dantas explica que Joe Valle vem desempenhando um bom mandato e que o PSB tem todo o interesse em caminhar com o PDT, nova opção partidária do deputado. Esqueceram de combinar com o zagueiro russo. O primeiro suplente, Guarda Jânio, que entra amanhã com ação para ocupar o lugar de Valle. Alegará que a legislação eleitoral só permite que  o detentor de mandato deixe o partido na condição de fundador de outro. Não é o caso. A propósito, não é só o suplente que tem o direito de cobrar o mandato, mas também o Ministério Público Eleitoral. 

Com essa, a terceira tentativa 

Não é a primeira briga de Guarda Jânio — nome eleitoral de Jânio Marques — pelo mandato. Tinha um estímulo especial para isso. Com 13.735 votos na coligação PSB/PCdoB, em 2010, ficou a apenas 141 votos do primeiro da lista, o próprio Joe Valle. Mais, a coligação ficou muito próxima de obter uma segunda vaga. Guarda Jânio tentou, de início, obter uma recontagem, alegando que muitos votos dados à legenda haviam sido anulados. Depois, tentou impedir que se computassem os votos de Benício Tavares, do PMDB, mais tarde cassado. Alegava que, assim, sua coligação elegeria dois. Não deu certo. Esta será a terceira tentativa. 

Filiação, só depois

O PSB, de seu lado, alega que Guarda Jânio sequer está filiado ao partido, embora tenha disputado por ele as eleições. Jânio admite que hoje está mesmo sem filiação, mas explica que, por ser militar, não pode mesmo permanecer em uma legenda se não, não exerce mandato. Até promete que, se obtiver a vaga na Justiça Eleitoral, voltará ao PSB. Diz, inclusive, que pretendia disputar a eleição do ano que vem pelo antigo partido que, em sua opinião, está vivendo fase muito positiva.

Fonte: Jornal de Brasília – Coluna do Alto da Torre – Eduardo Brito / Postado por Sandro Gianelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário