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domingo, 6 de outubro de 2013

Blogueiros devem cobrar por serviços prestados para se tornar sustentáveis


É preciso entender que a internet é um meio imensurável de benefícios e bons resultados para novos nichos e também para os empresários que já se estabeleceram no mundo dos negócios. A internet, em especial, os blogs – são difusores de marcas, produtos e etc – porém, este campo de network precisa ser melhor visualizado pelos setores de sustentabilidade da imprensa – setor produtivo, governo e gestores privados em geral.

A sustentabilidade da internet, dos blogs, sites e portais – é um meio de garantir o direito a informação, que é algo estabelecido na Constituição Federal de 1988 e também um dever do estado em proporcionar informação em todos os meios de suas ações e programas. Mas, este diálogo que abro aqui no texto é para pensarmos juntos “quem está por trás” dos textos e projetos empreendedores de comunicação na internet. 

Em Brasília são 31 cidades, cada uma tem pelo menos 5 blogs – com mais de 10 mil acessos e isso movimenta quase 1 milhão de internautas na capital do país.

Não basta que um empresário de determinado setor – foque apenas em resultados através de sua assessoria de imprensa. É preciso abrir espaço publicitário e seguir com campanhas sólidas e estratégicas, afinal, estamos falando de um novo meio, não tão novo assim – mas para o mercado publicitário é um campo que ainda precisa ser explorado. Inserir um banner com sua marca em um determinado blog é pouco para bons resultados. É preciso penetrar nos meios digitais através de suas diversas facetas e redes sociais. Claro, junto com as campanhas tradicionais de mídia online. Porém, este diálogo 3.0 na publicidade é extremamente importante.

O investidor que chega na blogosfera e nas diversas plataformas de sites e portais – sabe que o resultado nem sempre é imediato. Porém, com foco e trabalho segmentado para cada canal a resposta fim da ação comercial pode ser surpreendente. Falo isso com propriedade do meu canal, Acontece Brasília, que já realizou campanhas em vários formatos e segue há 6 anos nesta luta – pela sustentabilidade ética e profissional deste canal de comunicação.

Em Brasília, há quase um ano, criei o Movimento dos Blogueiros, que conta com vários parceiros e segue com o objetivo de chamar a atenção para os mais variados assuntos relacionados ao trabalho de jornalistas e os demais profissionais que exploram da internet como “meio de vida”. Hoje, um blogueiro, não é apenas aquele compartilhador de textos e etc – ainda temos este. Porém, ter um blog é algo muito sério. Abrimos empresa, emitimos nota fiscal, realizamos contratações, consultorias e os textos que assinamos são copiados, compartilhados e ‘consumidos’ por milhares de leitores em todos os cantos do mundo. Em especial, no setor e região que o determinado portal atua.

Não basta enviar presentes, mimos e etc aos jornalistas e comunicadores da internet. É preciso pensar e agir – como parceiro. Investir, patrocinar e ser ético ao criar um relacionamento com estes canais. Blogueiro profissional não vive de sombra. Ele tem contas à pagar e não pode se dar o luxo de ficar falando da sua marca ou empresa – porque você simplesmente é legal. As empresas responsáveis por blogs e sites – só se tornarão sustentáveis quando todos começarem a filtrar e “cobrar” por todos os serviços prestados. 

Eldo Gomes é jornalista por formação. Editor do portal Acontece Brasília, blogueiro no #BlogDoEldo e há mais de 6 anos atua na internet falando de cultura e Brasília. Coordenador do “Movimento dos Blogueiros de Brasília” e defensor nato da categoria. Um dos homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF – pelo dia do blogueiro e é do time blogueiros da campanha publicitária #PodeSonhar – da Brookfield Incorporação.


Fonte: Mais informações - http://culturadigital.br/brasilia/2013/09/04/blogueiros-devem-cobrar-por-servicos-prestados-para-se-tornar-sustentaveis-por-eldo-gomes/

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