ACESSOS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Artigo: Em quem votar?


Ao caminhar pelas ruas da nossa capital federal, pude constatar o que muitos já puderam, o povo quer a renovação na política, mas nem tanto. Quando digo isso, questiono a força que ainda tem os ex-governadores, Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. Não é preciso nenhuma pesquisa de nenhum instituto de opinião, para sentirmos a força política que ambos ainda tem.

Hoje, fatalmente Agnelo Queiroz seria engolido por ambos e uma disputa, mas ninguém sabe se eles serão candidatos ao Buriti. A justiça terá um papel importante nesse processo, pois ela poderá forçar uma renovação nos quadros políticos, isso inclui também o atual governador Agnelo Queiroz, que pode ser alvo de investigações. Em ano eleitoral, tudo pode acontecer.

Em 2014, já está claro que alguns dos principais nomes serão os mesmos de outras épocas. Joaquim Roriz, Tadeu Filippelli, José Roberto Arruda, Cristovam Buarque e outros coronéis deveram ser ou apoiar algum candidato, na tentativa de destronar Agnelo Queiroz e o PT. Nomes como o da distrital Eliana Pedrosa, ou do federal Reguffe e até mesmo do senador Rodrigo Rollemberg surgem como a “renovação” dos quadros políticos do DF, sem contar as surpresas que podem despontar ao longo da campanha.

Mas até que ponto “novos” nomes significa novas propostas? Um novo jeito de se fazer política? Isso não temos como dizer, mas o que o povo anseia é uma política humana, onde os que necessitam estejam à frente de interesses políticos. Hoje a maquina pública está dominada por cabos eleitorais, sem preparo técnico na maioria das vezes, para ocupar cargos importantes, é necessária uma nova forma de se governar.

A política do Distrito Federal é uma verdadeira incógnita, principalmente quando se trata de quem será o próximo a comandar o Buriti. Há uns anos atrás, era possível cravar alguns nomes na disputa, hoje, o eleitor brasiliense não sabe em quem votar. Quais seriam os motivos que causaram essa dúvida? Eu diria que o povo se cansou das mesmas figurinhas repetidas, das mesas propostas, ou seja, o povo não quer mais do mesmo.

Em 2014, os eleitores do Distrito Federal terão muitas duvidas e até o momento, nenhum nome especulado para concorrer ao GDF é unanimidade. Nenhum nome anima ao povo do Distrito Federal, e até o momento, o que se vê é mais do mesmo.

Fonte: Blog do Odir Ribeiro por Por Ricardo Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário