ACESSOS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Deputada Celina quer nomeação de fonoaudiólogos para garantir teste da orelhinha

A deputada distrital Celina Leão (PSD) encaminhou na tarde de quarta-feira (30) ofício ao secretário de Administração, Wilmar Lacerda, com pedido de nomeação imediata de fonoaudiólogos para os quadros da rede pública de Saúde do Distrito Federal. O objetivo, segundo a parlamentar, é garantir a realização do teste da orelhinha, responsável pela identificação de problemas de audição e dicção nas crianças.

O teste de emissões otoacústicas – EOAs, chamado popularmente de teste da orelhinha nas unidades de saúde pública, é uma exigência da Lei Federal nº 12.303/10, e prevê a obrigatoriedade de profissionais habilitados, que, no caso específico, são os fonoaudiólogos.

A deputada salienta que a Lei Distrital nº 4.541/11 estabelece um quantitativo de 2,6 mil cargos de Especialistas em Saúde, sem discriminar, entretanto, a quantidade de vagas para cada uma destas especialidades. Para Celina Leão, não adianta leis sem eficácia. “Quando não temos profissionais na rede para realizar o teste, a lei perde sua eficácia e a população é a maior prejudicada. Com a nomeação dos fonoaudiólogos os testes serão realizados”, garante.

Fonte: Ascom / Celina Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário