ACESSOS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MENSALEIROS 'MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DENUNCIA ENVOLVIDOS E QUER A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO'


ALL IN 'AGNELO QUEIROZ'


A sessão da CPMI do Cachoeira que tomará o depoimento do Governador Agnelo Queiroz, promete ser bem movimentada.

Como num jogo de poker, o baralho não tem curingas, e o blefe é permitido, no entanto tem muita gente disposta a pagar pra ver.

A oposição, capitaneada na CPMI pelo Senador Álvaro Dias e pelo Deputado Franceschini, jogará todas suas fichas na fragilidade dos valetes e dois de paus do Governador Agnelo.

Pelo jeito, o governador pode perder todas suas fichas no  ALL IN da oposição.

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

DEPUTADA RELATA A DILMA SITUAÇÃO POLÍTICA DO DF



A preocupação da deputada Eliana Pedrosa (PSD) com o atual cenário da política no Distrito Federal fez com que a parlamentar enviasse correspondência à presidenta da República Dilma Rousseff. Em tom de desabafo, Eliana relata um pouco do que sofre aqueles que não se alinham ao governador Agnelo Queiroz.

 No documento, Eliana escreve: “Sei que a senhora sofreu perseguições, foi torturada e teve sua vida devassada nos tempos da ditadura, mas o que talvez a senhora não saiba é que o autoritarismo parecer ter se deslocado no tempo e se instalado no Governo do Distrito Federal. Insisto em dizer que aqui na capital, todos que ousarem ser contrários e críticos ao desgoverno são perseguidos, ameaçados e monitorados 24 horas por dia”.

 Eliana cita também a instalação recente da Comissão Nacional da Verdade. Segundo ela, é preciso ver o que está acontecendo em Brasília e agir para que “não tenhamos que mais tarde instalar outra comissão da verdade”.

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

PT JÁ NÃO CONTROLA 'ALIADOS' NA CPI DO CARLINHOS CACHOEIRA

 
Antes de apoiar a instalação da CPI do Cachoeira, o PT ouviu Lula, mediu a pulsação de Dilma Rousseff, consultou os partidos amigos e, sem pensar duas vezes, foi em frente. Imaginou-se diante de uma empreitada sob seu controle. Leia mais
 
Fonte: Blog do Josias - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

INTEGRA DA DISCUSSÃO DO SENADOR PEDRO TANQUES COM DEPUTADO SILVIO COSTA NA CPMI DO CARLINHOS CACHOEIRA

"A estrada para o inferno está cheia de boas intenções."


Fonte: Blog Prosa & Política - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

ABSTINÊNCIA DE PODER 'LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA'

Como escrito nas estrelas desde o encontro nada institucional entre Lula e Gilmar Mendes, Gilmar destrambelhou e se jogou no centro de uma fogueira que não era dele, enquanto Lula faz o caminho inverso: assume a condição de vítima, com direito a homenagem de Dilma em palácio, vídeo do presidente do PT e guerrilha da “militância abnegada” na internet.

Antes que o grave erro de Lula passe a contar a favor e não contra ele, registre-se que o fim do poder lhe fez muito mal. Desde que desceu a rampa do Planalto, Lula vem pisando em falso e botando os pés pelas mãos.
Leia mais

Fonte: Blog do Pannunzio - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

NOVO ROUND 'CELINA LEÃO E CHICO VIGILANTE'


Mais um capítulo emocionante da novela “A Leoa e o Vigilante”. A deputada Celina Leão (PSD) entrou com requerimento ontem na Câmara Legislativa pedindo a suspeição do deputado Chico Vigilante (PT) da CPI da Arapongagem.

Segundo ela, a iniciativa de apresentar o requerimento foi necessária por que Vigilante tem dado declarações de que a comissão é uma farsa. “Ora, se é uma farsa, por que ele integra a comissão? Não sei qual é a intenção dele ao participar de uma CPI em que ele não acredita”, provocou.
 
Por Lívio di Araújo
 
Fonte: Jornal Alô Brasília - Coluna ONs e OFFs - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

PMDB E PSDB SE UNEM E SURPREENDEM O PT "A estrada para o inferno está cheia de boas intenções."


A sessão de ontem da CPI mista do Cachoeira revelou uma alteração importante na correlação de forças que atuam na comissão.

Sem apoio do PMDB, os tucanos não teriam conseguido aprovar a convocação do governador do DF, com o objetivo de dividir o desgaste da convocação do goiano Marconi Perillo (PSDB).

O acordo de “política pacífica” PSDB/PMDB surpreendeu o PT, que imaginava ter o controle da CPI.

Olho nas urnas

A presidência e a relatoria exercidas pelo PT provocaram urticárias no PMDB, acuado nos municípios pela gula eleitoral dos petistas.

Mão que lava outra

Em troca da proteção a Sérgio Cabral, o PMDB deverá “pegar leve” no depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Sem essa

Inimiga de Marconi Perillo, a deputada Íris de Araújo (PMDB/GO) recusa qualquer acordo com o PSDB: “Não vão me enquadrar”.

É coisa nossa

O “big allowance” ou mensalão, foi notícia na imprensa americana, repercutindo a briga de Lula com o ministro Gilmar Mendes, do STF.

Fonte: Cláudio Humberto

IRMÃOS SIAMESES 'RAFAEL BARBOSA E ELIAS MIZIARA'

 
Somente quem não entende ou não vivencia o mundo político acredita em racha entre o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e seu adjunto Elias Miziara.

Os dois são afinados como música orquestrada faz tempo.

A afinação vem desde os tempos do governo Cristovam Buarque.

Na época a secretária de Saúde era comandada por Maninha, esposa do Toninho do Psol. 

Portanto, quem acredita que os descaminhos da Saúde tem um único culpado pode estar redondamente enganado. 

Nem Bebeto e Romário fizeram uma dupla tão afinada como, Rafael e Miziara. 

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

NA MIRA 'RAFAEL BARBOSA'

 
Nas próximas semanas quem vai entrar em pauta será o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa. 

A CPMI do Cachoeira deve convocá-lo em breve.

Barbosa terá que explicar seu relacionamento com Carlinhos Cachoeira, Cláudio Abreu e a Delta. 

Para piorar a sua situação, dezenas de ações judiciais em nada favoráveis devem surgir nas próximas semanas.

Constantemente a justiça tem colocado em xeque a sua administração.

Os mais afoitos dizem que podemos estar presenciando o fim de mais um homem de confiança do governador Agnelo Queiroz. 

Para a população do DF, a suposta queda de Rafael não alterará muito o quadro já que seu sucessor vai ser seu irmão de “armas”, o secretário-adjunto Elias Miziara. 

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

CELINA LEÃO PEDE A SUSPEIÇÃO DE CHICO VIGILANTE NA CPI DA ARAPONGAGEM

 
A deputada distrital Celina Leão (PSD) entrou com requerimento na tarde desta quarta-feira (30) na Câmara Legislativa do Distrito Federal pedindo a suspeição do deputado Chico Vigilante (PT) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arapongagem, que investiga supostas escutas ilegais e quebras de sigilo de dados que teriam partido da Casa Militar. Leia mais
 
Fonte: Assessoria de imprensa da deputada Celina Leão - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

DEMÓSTENES DEVE FICAR CALADO NESTA QUINTA EM DEPOIMENTO À CPI


Segundo advogado, senador não responderá a perguntas da comissão.
Na terça, ao Conselho de Ética, Demóstenes negou ter favorecido bicheiro.

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) deve ficar em silêncio no depoimento que prestará na manhã desta quinta-feira à CPI que investiga as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários. Leia mais
 
Fonte: G1 - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

TODO PACTO TEM FRICÇÃO


Deu zebra ontem na reunião da CPI mista do Cachoeira. A estratégia do relator da CPI, o petista Odair Cunha (MG), era aprovar a convocação do governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, e rejeitar os pedidos de convocação dos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT ), que estariam blindados pela aliança PT/PMDB. A do governador fluminense foi rejeitada, como estava previsto, mas a do colega candango acabou aprovada. Leia mais
 
Fonte: Jornal Correio Braziliense - Blog do Azedo - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

AYRES BRITTO REAFIRMA QUE NÃO EXISTE CRISE INSTITUCIONAL POR CAUSA DO MENSALÃO


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, reafirmou, nesta quarta-feira, que o episódio em torno do julgamento do Mensalão do PT e da CPI do Cachoeira, que envolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um lado, e o ministro Gilmar Mendes, do outro, não criou,”de jeito nenhum”, uma crise institucional.

“O Judiciário está imune a esses dissensos. Tenho dito reiteradamente que nós somos experimentados em enfrentamento de situações de toda ordem. Nós não perdemos o foco de que é nosso dever julgar todo e qualquer processo - inclusive esse chamado de mensalão - com objetividade, imparcialidade, serenidade, enfim atentos às provas dos autos”- acrescentou, ao responder a perguntas de repórteres, antes da sessão plenária do STF.
Leia mais
 
Fonte: Jornal do Brasil - 31/05/2012
Blog do Edson Sombra

quarta-feira, 30 de maio de 2012

GILMAR MENDES MOSTRA DOCUMENTOS PARA PROVAR QUE LULA PLANTOU NOTÍCIA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mostrou nesta terça-feira (29) o extrato de sua conta bancária e outros documentos para provar gastos da viagem que fez à Alemanha, em abril de 2011. 

Segundo o ministro, ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril a fim de participar de um evento acadêmico na Universidade de Granada.

A passagem de ida, de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e a passagem de volta, trecho Berlim/Frankfurt (Alemanha) Guarulhos (SP) Brasília, foram pagas pelo STF e ficaram no valor de R$ 16,1 mil. “Vocês sabem que desde 1989 eu frequento a Alemanha todo o tempo, tenho uma filha que mora lá, dou aula lá.

Vão ver as passagens tiradas pelo STF”, afirmou. Mendes negou ainda que tenha pego carona com o senador Demóstenes Torres (sem partido/GO). “Agora, por que esse tipo de notícia? Se eu tivesse pegado o avião, se ele [Demóstenes] tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele?”, questionou.

O ministro acusou Lula de receber essas informações de “gângsters” e “bandidos” que plantam falsas notícias na imprensa. “As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente”, afirmou. “Colegas de vocês 'jornalistas' que me disseram isso”, completou ao dizer que Lula quer “melar” o julgamento do mensalão.

Fonte: Cláudio Humberto

CHARGE DO Sponholz 'MINISTÉRIO DO VAI DAR MERDA'

DEPUTADOS REVOLTADOS COM PATRÍCIO

 

O possível projeto de reeleição do deputado Patrício está totalmente comprometido Isso porque o bloco PT/PRB fechou acordo contra a reeleição.

Agora é a vez do ‘blocão’ composto por PMDB/PSL/PTC/PTdoB/PSC.

Em breve, os partidos irão se reunir para deliberar a sua posição em relação à tese da reeleição da Mesa da Câmara Legislativa.

Deputados do bloco almoçaram com o vice-governador Tadeu Fillipelli (PMDB) nesta terça-feira, dia 29.

Um dos temas da conversa foi a insatisfação dos parlamentares com a atitude tomada de forma solitária pelo presidente da Câmara Legislativa Patrício. “Apesar de ser uma Casa de iguais e colegiada, o presidente da Câmara insiste em tomar decisões sem consultar a Mesa”, diz um revoltado parlamentar.

Uma das reclamações feitas pelos deputados foi em relação à prorrogação da instalação da CPI dos Grampos por um período de dez dias.

Isto porque Patrício não consultou os seus pares. Não só os distritais ficaram irritados com a atitude.

Mais uma vez, o petista troca de caminho e deixa o Palácio do Buriti e o próprio governador Agnelo Queiroz numa situação delicada.

Irritados com a decisão de Patrício, os parlamentares resolveram boicotar a sessão de ontem e abandonaram o plenário.

Sabendo que as suas últimas decisões não vêm agradando, o presidente sequer apareceu no plenário.

O único que ficou foi o deputado, Raad Massouh (PPL), um governista para quase todas as ocasiões.

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

IMPROVÁVEL CONVOCAÇÃO DE AGNELO QUEIROZ 'UMA VERGONHA'



Por Elton Santos - Ontem, os holofotes da imprensa estavam focados no depoimento do senador goiano Demóstenes Torres (Sem partido).

Ele tentou explicar na Comissão de Ética do Senado, o tipo de relação que mantinha com o contraventor Carlos Augusto Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira. 

Por isso, a análise, na CPI do Cachoeira, para a convocação dos três governadores – Sérgio Cabral (RJ), Marconi Perillo (GO) e Agnelo Queiroz (DF) – ficou para hoje (30).

Porém, a oposição já se dá por vencida. “É muito difícil”, lamentou um integrante da oposição no Senado, referindo-se a possibilidade de “furar” a blindagem montada ao redor dos governadores petista e peemedebista.

O Buriti agradece.

Fonte: Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

"FANTASMA"..??

Na última quarta-feira, 23, O Diário Oficial Câmara Legislativa, publicou a exoneração de Reynan Batista Queiroz.

Para os mais desavisados, o ex-funcionário é primo do governador Agnelo Queiroz.

Esse blogueiro que cobre o dia-a-dia do Legislativo nunca viu Reynan nas dependências da CLDF.

Fomos até o gabinete onde Batista era lotado.

Alguns funcionários disseram desconhecer o ex-servidor e seus serviços.

 Muitos mistérios rondam essa nomeação.

Fonte:Blog Rádio Corredor por Odir Ribeiro

GOVERNADORES AGNELO QUEIROZ & SÉRGIO CABRAL EM SAIA JUSTA


Com a prerrogativa aberta pelo governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que compareceu à CPI do Cachoeira de forma espontânea e se colocou à disposição dos parlamentares para prestar depoimentos, a situação ficou mais complicada para os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro. Leia mais

Fonte: Blog do Edson Sombra - 30/05/2012

TRF ADIA DECISÃO SOBRE PEDIDO DE LIBERDADE DE DADÁ

Araponga Idalberto Matias de Araújo é apontado como informante de Carlinhos Cachoeira;pedido de vista paralisou julgamento

O ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá: decisão adiada 
 
O desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasília, votou nesta terça-feira pela liberdade do araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, apontado como informante do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Ele foi preso durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF).

A corte começou a julgar um habeas corpus que pedia a liberdade do ex-sargento da Marinha, mas um pedido de vista do desembargador federal Cândido Ribeiro paralisou o julgamento. Leia mais
 
Fonte: Veja.com - 30/05/2012
Blog do Edson Sombra

O BAÚ DE DADÁ

 
Os grampos clandestinos realizados pelo sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, preso na Operação Monte Carlo da Polícia Federal, ainda prometem arranhar muitas reputações.

Políticos, policiais, autoridades de toda a sorte e, principalmente, muitos jornalistas tiveram suas conversas telefônicas interceptadas e vasculhadas pelo araponga de aluguel. Leia mais

Fonte: Blog do Odir - 30/05/2012
Blog do Edson Sombra

ALA DO STF SUSPEITA DE PAULO LACERDA CONTRA GILMAR MENDES

Ala do STF suspeita de Lacerda contra Gilmar

Segundo integrantes do STF, ex-diretor da Polícia Federal e da Abin, Paulo Lacerda estaria recolhendo e distribuindo informações contra o ministro Gilmar Mendes; acusado nega; ele caiu da Abin num episódio que envolveu Gilmar
 

Claudio Julio Tognolli_247 - O ex-presidente do Supremo, Ministro Gilmar Mendes, disse nesta terça-feira que são “bandidos” os que passam informações a seu respeito ao ex-presidente Lula. Não são bandidos: é gente bem qualificada, suspeitam os ministros.

O PT teria montado há pouco mais de quinze dias uma central de informações para distribuir, na mídia eletrônica e no twitter, informações contra ministros do Supremo que capitaneiam votos de condenação aos ditos mensaleiros. Participam dessa central, além de redatores midiáticos, um publicitário, dois advogados classicamente aliados ao PT, e de pouco nome na praça.

Mas quatro ministros do STF foram informados que duas pessoas bem manjadas na Polícia Federal estariam levantando dados sobre a mais alta corte do país: o ex-diretor do órgão, delegado Paulo Lacerda, e seu ex-patrão: o advogado Rodolpho Ramazzini, da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). Ramazzini tem bom nome na mídia: é ele a apontar sempre que 85% dos pirateados que chegam ao Brasil são cópias fabricadas na China.

Na semana passada, três dias antes de Veja eclodir com as diatribes de Gilmar Mendes contra o ex-presidente Lula, Paulo Lacerda estava lá, em Brasília. Era um ouvinte, um teleguiado do PT, para o evento do lançamento de uma publicação no Superior Tribunal de Justiça. Chegou mudo e saiu calado. Foi trajando seu habitual paletó poule de cocq e sapatenis preto. Ficou ao lado de uma cortina, contra a parede. Após dez minutos hirto, numa posição que alguns classificaram de totêmica, teve de fazer enfim o seu solitário “shake hands” da noite: seu outro ex-chefe, o ex-ministro da justiça Marcio Thomaz Bastos, foi-lhe prestar mesuras. Ficaram lá os dois, como Cosme e Damião, isolados no cenário das cortinas bufantes. Não tinha quem não olhasse.

Paulo Lacerda aufere hoje cerca de RS$ 20 mil mensais como consultor de uma federação do ramo de segurança privada. E também investiu-se com seu ex-patrão, o advogado Ramazzini, na urdidura encomendada pelo PT: levantarem tudo o que podem contra o ministro Gilmar Mendes e contra o PSDB. Mais pra frente, pediu o PT, ficam os dois com o encargo de pegar também o ministro Marco Aurélio, do STF. Esse é o informe coletado pelos ministros. Mas ninguém lhes deu prova material de que tudo isso pode ser verdade.

Uma única vertente é fato: Paulo Lacerda tem Gilmar atravessado na garganta: desde que este conseguiu derrubá-lo da direção da PF. Gilmar brandiu ao ex-presidente Lula a história de um grampo no STF. Caiu Lacerda. O grampo jamais surgiu. Opositores de Gilmar chamam ao episódio de “o grampo sem áudio.

Antes de virar o diretor da PF, sob boa parte da octaetéride de Lula, Paulo Lacerda fazia levantamentos para Rodolpho Ramazzini, da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF). Tal militância fez com que os dois, Lacerda como diretor, Ramazzini como “informante do bem”, como era conhecido na PF de São Paulo, fossem responsáveis pelas maiores operações da PF.

Só para lembrar: as operações da PF aumentaram quinze vezes durante o governo Lula. Pularam, por exemplo, de 16 em 2003 para 143 até agosto de 2009. De 2003 para 2010 o número de funcionários da PF pulou de 9.231 para 14.575, um crescimento de 58%. Lula botou nas ruas, na maioria das vezes sob Marcio Thomas Bastos, 1.244 operações, o que representa 25 vezes mais do que as 48 tocadas pela PF no governo Fernando Henrique Cardoso.

Não tenha dúvida que Lacerda e Ramazzini foram os czares da maior parte disso. Ramazzini era quem mostrava quais lojas deveriam ser estouradas, quais empresas, quais cervejarias, quais manufaturas e semi-manufaturas. Lacerda agradecia. “Quase tudo já chegava pronto em pastas, entregues na superintendência da Lapa de Baixo, com fotos acondicionadas, dicas, tudo”, diz um agente. Ramazzini era um xamã: suas dicas rendiam operações da PF republicana com altas doses de octanagem midiática.

Lacerda e Ramazzini foram também os maiores informantes oficiais do ex-deputado Medeiros, na CPI da Pirataria tocada em 2003. (Confira aqui)

Agora os dois estão de volta, cochicharam aos ministros. Mas há um terceiro elemento que lhes ajudaria, e muito: o ex-superintendente da PF em São Paulo, Jaber Makul Saad – aliás ano passado comissionado como analista-informante judicial adivinhem de que escritório? Do de Márcio Thomaz Bastos. 

Gilmar disse ainda que Lacerda tinha como missão lhe destruir (leia aqui).

Em entrevista para o Estadão, Lacerda negou que presta assessoria para o PT e disse que o ministro Gilmar Mendes está desinformado. (Leia aqui)

Fonte: Brasília 247 -  30 de Maio de 2012 às 08:40

GILMAR MENDES: FONTES DE LULA SÃO "GANGSTERS" E "BANDIDOS"

Gilmar: fontes de Lula são  
Para o ministro do STF, ex-presidente é "central de divulgação" de intrigas sobre sua ida a Berlim, em 2009, quando se encontrou com o senador Demóstenes; Gilmar Mendes apresentou documentos de gastos da viagem; e bateu duro sobre origem das informações de Lula; nível baixou!
 

247Imediatamente após abrir uma crise institucional, ao atribuir, pelas páginas da revista Veja, ao ex-presidente Lula a realização de uma pressão direta para o adiamento do julgamento do caso do Mensalão, o ministro Gilmar Mendes, do STF, radicalizou ainda mais.

Em entrevista, ele classificou Lula como uma “central de divulgação” de notícias contra ele e, como que para mostrar sua disposição para a briga, taxou as fontes de informação do ex-presidente como “gangsters” e “bandidos”. Sem dúvida, o nível baixou!

Abaixo, notícia da Agência Brasil sobre mais uma polêmica entrevista do ministro Gilmar Mendes, concedida nesta terça-feira 29:

Agência Brasil – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes apresentou hoje (29) documentos da viagem que fez à Alemanha, em abril do ano passado. Mendes mostrou os documentos a jornalistas antes de ir à sessão de julgamento da Segunda Turma do STF. Os papéis apresentados pelo ministro mostram que ele esteve na Europa entre 12 e 25 de abril, para participar de um evento acadêmico na Universidade de Granada. A passagem de ida, de Guarulhos (SP) a Granada (Espanha), com conexão em Madri, e a passagem de volta, trecho Berlim–Frankfurt (Alemanha)–Guarulhos (SP)–Brasília, foram pagas pelo STF e custaram R$ 16,1 mil.

Os documentos também mostram que a viagem de volta ao Brasil começou em Berlim por conveniência do próprio ministro e que as diárias de 17 a 25 de abril não foram pagas pelo tribunal. "Vocês sabem que desde 1989 eu frequento a Alemanha todo o tempo, tenho uma filha que mora lá, dou aula lá. Vão ver as passagens tiradas pelo STF", justificou Mendes.

Mesmo garantindo que não pegou carona com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), Mendes disse que não veria problemas em fazê-lo. Ele lembrou que foi duas vezes a Goiânia a convite do senador, uma com o ex-ministro do Supremo Nelson Jobim e o atual ministro Antonio Dias Toffoli, e outra com Toffoli e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fatima Andrighi. "Agora, por que esse tipo de notícia? Se eu tivesse pegado o avião, se ele [Demóstenes] tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele?"

O ministro atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade pela divulgação de informações sobre a viagem à Europa que, segundo ele, nada tem de ilegal. Segundo Mendes, Lula recebeu essas informações de "gângsters" e "bandidos" interessados em plantar notícias falsas.

Perguntado por jornalistas se Lula seria a fonte dessas notícias, Mendes respondeu:. "As notícias que me chegaram são que sim, que ele era a central de divulgação disso, o próprio presidente". E completou: "Colegas de vocês [jornalistas] que me disseram isso".

Mendes disse que as informações falsas de que teria relações com Demóstenes e com o empresário goiano Carlinhos Cachoeira são uma tentativa de desmoralizar o Supremo, que está prestes a iniciar o julgamento do mensalão. "O objetivo era melar o julgamento do mensalão, dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção. Tentaram fazer isso com o [procurador-geral da República, Roberto] Gurgel e estão fazendo isso agora".

Fonte: Brasília 247 - 29 de Maio de 2012 às 20:36