ACESSOS

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RORIZ FORA DAS ELEIÇÕES, MAS DENTRO DO JOGO

 
Joaquim Roriz (PSC) está impedido de concorrer às eleições até 2023. A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente liquida a carreira política do ex-governador, que comandou o Distrito Federal por 14 anos. Ele só poderia voltar a disputar à chefia do Executivo quando estivesse beirando os 90 anos.

A saída de Roriz do protagonismo eleitoral não significa, no entanto, que ele deixará de influenciar no processo eleitoral. É inegável que o desfecho da Lei da Ficha Limpa enfraquece o grupo rorizista. Mas também deve-se considerar o fenômeno de 2010. Nas últimas eleições, Roriz sob o efeito da mesma Ficha Limpa teve o registro de candidatura negado. Não desistiu. Indicou a mulher, Weslian, em seu lugar, que ficou famosa não exatamente pelo traquejo político.

Em nome do marido, Weslian abocanhou 35% dos votos. Com quase três anos pela frente, ela não deve ser a solução para 2014, até porque Roriz elegeu as duas filhas deputadas.

Jaqueline segue no Congresso, mesmo depois do vídeo em que aparece pegando dinheiro de Durval Barbosa. E Liliane é distrital. Nenhuma das duas tem de longe o talento político do pai. Mas ambas são mais experientes que a mãe. Em votos, pode ser o suficiente para levar as eleições a segundo turno e dar trabalho a grupos que vão buscar o poder na próxima disputa.

Lançar ou deixar de lançar qualquer um político em nome de Roriz é um fator que contará para 2014. Isso vai, sem dúvida, incentivar muita gente a buscar o apoio do ex-governador, que, não por acaso, é chamado de Highlander. 

Fonte: Blog da Lilian Tahan - Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário