Mais de 53% dos eleitores reprovam o governo do Distrito federal, segundo pesquisa Mark/CH realizada entre os dias 20 e 22 de dezembro. Desses, 26,7% consideram o governo péssimo e 18,5% ruim. Dos 43,4% que avaliam o governo de forma positiva, apenas 0,7% acreditam que o mandato foi ótimo e 10,6%, bom. Na pesquisa do Ibope realizada a pedido do grupo Bandeirantes de Comunicação, o governador Agnelo Queiroz (PT) aparece com o pior desempenho da história do Distrito Federal. Fica atrás até mesmo de José Roberto Arruda e Rogério Rosso. Apenas 23% da população aprova a gestão de Agnelo e somente 10% dos eleitores consideram a gestão de Agnelo boa ou ótima, enquanto 36% da população avaliou o governo como regular e 52% ruim e péssima. A pesquisa do Grupo Bandeirantes de Comunicação revelou o índice de aprovação dos governadores de nove estados, além do Distrito Federal. Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, aparece em primeiro lugar, com 89% de aprovação. Em seguida vêm Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 74%, e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, com 71% de aprovação. Agnelo Queiroz ocupa a pior posição, com apenas 23% da aprovação popular. Quanto ao governo, o último na classificação geral continua sendo o governador do Distrito Federal. Apenas 1% acredita que sua administração é ótima, enquanto 44% dos entrevistados a avaliam como péssima.
“Esse é um governo sem marca”
A deputada Celina Leão (PSD) avalia o primeiro ano do governo de Agnelo Queiroz como negativo. “Ele não deu conta de executar o orçamento disponível nem nas áreas prioritárias para ele, como Saúde.” O governador conseguiu inaugurar uma das 15 Unidades de Pronto Atendimento prometidas. “Esse é um governo sem ação, sem marca. Preocupado em se defender das denúncias, o governador não conseguiu decolar.” Segundo ela, ou Agnelo Queiroz prova sua inocência ou se afasta para que o Distrito Federal possa ser governado. “A grande obra de Brasília desse governo é um estádio, como se a população fosse viver de Copa apesar do caos na saúde, transporte e educação.” Já a atuação da Câmara Distrital no segundo semestre melhorou, afirma a deputada. “Conseguimos impor um ritmo mais tranquilo na votação dos projetos do executivo, que eram votados a toque de caixa, e aprovar matérias de autoria dos deputados.” Mas quanto à fiscalização, Celina Leão afirma que a Legislativo ficou a desejar. “Blindaram o governador, não conseguimos aprovar nenhuma CPI nem convocar secretários envolvidos nos escândalos.”
Coluna Brasília/ Jornal Opção
Blog do cafézinho
Que Agnelo é o pior governador, eu sempre soube. Já viu o estado da EPTG??? To vendo a hora do meu carro apagar no meio de tanta água. Arruda tava mandando muito bem.. essa prova foi terminada com material de segunda só pode!!
ResponderExcluir