ACESSOS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O PODER ALVEJANTE DO DINHEIRO


Essa semana, assistimos o ex senador Luiz Estevão - o primeiro senador cassado do país - dar uma big festa em sua mansão no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, para comemorar o aniversário de sua filha mais nova. Estevão foi prestigiado por alguns políticos da cidade e por muitas pessoas que pertencem à elite da Capital. Foi divulgado ainda, que convites eram vendidos nas redes sociais por causa da contratação de um famoso DJ internacional.

A tal comemoração foi bastante significativa! Como que zombando com a cara dos contribuintes, Estevão mostrou com a festa que ele está voltando à cena política brasiliense , além de dar as cartas com todo o seu poderio econômico, que o tem livrado das condenações.

Parafraseando o humorista Falcão, " A burguesia fede mas, tem dinheiro pra comprar perfume". Em nossa cultura, em que o "ter" sobrepõe-se ao "ser" e ao "saber", não importa se as pessoas são imbecis, ou que cometam atos moralmente e eticamente condenáveis, desde que elas tenham muito dinheiro para neutralizar a sua burrice e pagar competentes advogados que "limpem a sua ficha encardida" !

Neste caso, o Luiz Estevão não precisa neutralizar burrice, pois, ele é muito inteligente e esperto ( neste quesito merece admiração!) Bem diferente de alguns ricos políticos de Brasília, que são tão burros, que eu até desconfio que eles não usam clips porque não vem com manual de instruções !!! (risos!)

A sociedade brasileira (independente da classe social) tolera bem a corrupção relativizando os casos com a célebre frase: ele rouba mas, faz! Temos até os "ungidos" da República, que antigamente eram arautos da moralidade e hoje mesmo condenados pela justiça são vistos como "santos" por parte da sociedade, que até resolveu se unir e fazer vaquinha e pagar a sanção secundária imposta pelo Tribunal!

E no caso da elite, ela tolera bem a corrupção porque pra ela não importa a origem do dinheiro da pessoa, o que vale são os milhões que ela tem no banco, a influência e o poder! Aliás, o poder quase sempre nesse país esteve intimamente ligado a casos de corrupção, salvo raras exceções. E assim, toda a nossa fauna e flora política do naipe do Maluf desfila por ai, impunemente!

Ainda vivemos o ranço escravagista, da Senzala e da Casa Grande! Apenas a configuração das senzalas e casas grandes mudou ! Os senhores, hoje, estão em suas mansões nos bairros de elite; os escravos brancos, como a Escrava Isaura, na classe média! E a maioria, escravos negros, na pobreza, nos bairros pobres e favelas!

Nossa elite se protege e é unida, posa junto nas colunas sociais, aceita bem as falcatruas uns dos outros! além disso, ela mantém as estruturas como estão, evitando a ascensão social. Os "novos ricos" que não fazem parte do status quo tradicional demoram a serem aceitos no metiê...

Os brasileiros médios são fascinados e atraídos pelos vilões ( isso tá comprovado até na ficção das novelas)! Os bandidos ricos e poderosos são sedutores de primeira grandeza! De forma natural abandonamos os mocinhos e seus ideais de justiça e solidariedade! Os heróis dos novos tempos são maldosos, inescrupulosos e isentos de qualquer sentimento de culpa! Já os bonzinhos despertam um sentimento de pena e até certa intolerância com seus discursos utópicos e ingênuos!

Na terra da "Lei de Gérson", onde quase todos querem tirar vantagens pessoais; na terra do ditado "farinha pouca, meu pirão primeiro" , os corretos viraram "otários"!

E é bem por ai, o significado da festança do ex Senador! Ele estava lá gastando o dinheiro oriundo sabe se lá de onde, sem nenhuma culpa! Como ele mesmo disse nos jornais: Era só um pai fazendo uma festa para a sua filha com os recursos que ele dispõe... Todo pai tem direito de fazer uma festa para sua filha...

E ai, se sentiu um otário? Ou sentiu inveja?


Fonte: Pertubando o 'STATUS QUO' por Leiliane Rebouças

Sociedade fará auditoria cívica na saúde na cidade Estrutural/DF


O IFC (Instituto de Fiscalização e Controle) estará promovendo na Cidade Estrutural ações com a finalidade de capacitar os moradores desta região a atuarem como auditores cívicos. Os interessados que comparecerem estarão aptos a controlar, fiscalizar, questionar e cobrar com maior clareza e autonomia do poder público ações de melhoria para sua localidade. 

Esta é uma ação conjunta com vários órgãos e pessoas e visa incentivar e fortalecer as ações de acompanhamento e fiscalização em diversas áreas como hospitais, escolas, creches, etc. Esta iniciativa que capacita a sociedade civil tem tido ampla divulgação e, inclusive, tem inspirado outros municípios a criar grupos de controle social com a mesma finalidade. A participação social tem crescido muito no Brasil e é responsável por muitas mudanças como, por exemplo, a Lei Ficha Limpa que, depois de muita pressão, passou a valer nas eleições de 2012 onde muitos candidatos foram impedidos de disputar e assumir cargos públicos. 

Haverá, juntamente com moradores, auditoria cívica na saúde com foco na atenção básica para que haja mais conscientização e cobrança por melhorias na saúde pública. Esta auditoria será em parceria com ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE DEFESA DA SAÚDE (AMPASA), representado pelo Promotor de Justiça, Jairo Biso. 

Toda a sociedade está convidada a comparecer e, inclusive, pessoas ligadas a órgãos públicos que acreditam no poder do movimento social para a transformação e melhoria de nossa cidade. 

Treinamento dia 02/03 (sábado) às 14:00;
Auditoria cívica nos postos de saúde dia 04/03 (segunda) 08:00
Local para concentração: Ponto de Memória - QD 03 Conjunto 14 Lote 04
Setor Leste (Cidade Estrutural) Contato: 061 3224 4368

Condenados do Mensalão em cana 'Joaquim Barbosa'


No que depender do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, a quadrilha do Mensalão do PT tem até o fim do semestre para continuar respirando os ares da liberdade. Depois, só o tempo dirá...


Joaquim Barbosa avalia que até julho o STF terá encerrado todo o processo, inclusive com o julgamento de eventuais recursos. Isto feito, serão emitidos os mandados de prisão dos réus que tiverem a condenação confirmada.


E Barbosa parece não estar brincando, quando fala em apressar tudo – mas, ressalta, sem atropelar a Justiça. Tanto que concluiu a parte dele, exigindo, consequentemente, que os demais ministros não sentem sobre processos.


Pelo duro cronograma de Joaquim Barbosa, a oficialização do acórdão se dará em 1º de abril, quando contará o prazo para recursos. Será a vez de José Dirceu e seus colegas mensaleiros se manifestarem, por meio de advogados.

Fonte: Notibras

Eduardo Campos: “é agora ou agora”


eduardocampos-300x225Eduardo Campos dá sinais de que está num caminho sem volta em seu projeto de disputar a presidência da República: ” É agora ou agora”, disse ele a um interlocutor quando analisava qual seria o melhor momento de dar mais um passo em sua trajetória política. Outro aliado completou: “ele perde se não for candidato agora”. 

Presidente nacional do PSB, Eduardo Campos tem maioria no partido. Exceção para Ciro Gomes que tentou ser candidato em 2010, mas foi impedido por iniciativa de Eduardo Campos que na ocasião preferiu declarar apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Mesmo sem apoio da família Gomes para o projeto de disputar a presidência, Eduardo Campos ouviu declarações de apreço do governador do Ceará, Cid Gomes. 

A idéia de ter candidato próprio à presidência vai se alastrando no PSB. “O PSB tem de ser respeitado como partido; nós só chegamos ao centro do governo em momentos de dificuldades para eles”, comenta o líder da bancada, Beto Albuquerque, com uma estocada ao PT. “Eles querem escolher o adversário e repetir o adversário tucano”, emendou. 

O desejo de ser candidato é uma realidade, mas, agora, o partido precisa construir as condições para este projeto. Sem outros partidos dispostos desde já a firmarem uma aliança, o PSB já tenta montar palanques estaduais. “É preferível não ter nada a ter um candidato fraco”, analisa um dirigente partidário, numa referência, por exemplo, à situação de São Paulo, onde o partido não tem representante com força política neste momento. 

Desde já, o PSB pensa na possibilidade do caminho solo.

– Se tentarem nos isolar, famos falar diretamente para a sociedade – ameaça Beto Albuquerque, recorrendo à mesma arma com a qual o PT consolidou sua trajetória política.

Fonte: Blog de Cristiana Lôbo
Postado por Sandro Gianelli 

CLDF: Celina, Patrício, Michel e a CPI


A eleição para as comissões está trazendo muitas sequelas para a base governista. Tudo pode piorar. Ainda mais que o ex-presidente Patrício é o novo corregedor. A deputada distrital Celina Leão (PSD) circula com um requerimento na Câmara Legislativa em busca de oito assinaturas para instalar a “CPI do Dadá”. Um dos que podem assinar o requerimento é o próprio Patrício.

Restariam mais quatro assinaturas para a instalação das investigações, é um dos personagens que seria convocado é Idalberto Matias, o araponga falastrão.

Dr. Michel é outro que pode contribuir com a sua assinatura, já que foi citado em uma entrevista concedida pelo araponga. Esse fato deixou Michel muito irritado.

Tudo isso vai depender do que pode acontecer até a próxima terça-feira, 5. Até lá é bom ninguém duvidar. Celina Leão deve ficar atenta. As chances de conseguir as oito assinaturas podem passar de remotas para reais.

Fonte: Rádio Corredor por Odir Ribeiro

Tribunal de Contas do DF suspende licitação de R$ 9,3 milhões para o Mané Garrincha



“Irregularidades relevantes, restrições à competitividade e erros nas estimativas de preços” levaram o Tribunal de Contas do Distrito Federal a suspender a licitação para a compra de equipamentos de comunicação visual do Estádio Nacional Mané Garrincha. 

A abertura das propostas seria hoje e o valor das aquisições estava orçado em R$ 9,3 milhões. 

O conselheiro Renato Rainha foi o relator do processo (nº 7.583/2013). Ele acompanhou a análise do corpo técnico do Tribunal e teve o apoio dos demais conselheiros para a decisão extrema. 

Segundo os auditores, a Novacap (que lançou a licitação), “deveria ter utilizado, na pesquisa realizada, os preços praticados em outros estádios concluídos ou em construção para a Copa 2014, como o Mineirão, Fonte Nova e Castelão.” 

Outra falha que provocou a suspensão do processo foi a restrição da competitividade. “A Novacap escolheu o pregão presencial como modalidade de licitação, em detrimento do pregão eletrônico, o qual possibilita a participação mais ampla de interessados, inclusive de outros estados. 

Também foram constatadas “exigências descabidas” para a habilitação dos licitantes, além de incoerências no edital”, informou a assessoria de imprensa do Tribunal de Contas do Distrito Federal. 

Agora, a Novacap deverá ajustar o edital às decisões do TCDF, refazendo as estimativas de preços “de forma a contemplar os preços praticados em outras licitações para construção de estádios, observadas as devidas equivalências.”

Rotina

Não é a primeira vez que o Tribunal de Contas suspende licitações para a obra do Mané Garrincha. Em 7 de fevereiro deste ano, um processo de R$ 305 milhões para licitação para as obras de urbanização e paisagismo do entorno do estádio também não avançou.

Para o TCDF, havia várias irregularidades no edital, como “falta de clareza na definição das obras e suas etapas de execução”.

A Obra do Estádio Mané Garrincha tem custo final estimado em R$ 1,5 bilhão, mas o governo do Distrito Federal garante que tudo ficará em R$ 1 bilhão.

Atualmente está sendo instalada a cobertura no estádio. A inauguração da nova área esportiva, com capacidade para 72 mil pessoas, está prevista para 21 de abril, data de aniversário de Brasília. 

Fonte: Blog do José Cruz
Rádio Corredor por Odir Ribeiro

PSB se reúne, mas nega ter discutido eleições 2014


Foi a portas fechadas e sem divulgação para a imprensa a reunião que entrou pela madrugada desta quinta-feira (28), em Recife (PE), entre o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, com dirigentes nacionais da legenda. Estavam presentes o primeiro secretário do PSB, Carlos Siqueira, o vice-presidente Roberto Amaral, o líder do partido na Câmara Beto Albuquerque (RS) e o deputado Márcio França (SP).

Siqueira negou que a discussão tenha girado em torno de um eventual cerco do PT contra a candidatura de Campos à Presidência da República e à possibilidade de rompimento do partido com o governo Dilma. A estratégia governista teria lançado mão dos irmãos Gomes, que demonstraram insatisfação com a eventual candidatura de Eduardo Campos à Presidência em 2014.

Em 2010, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes foi impedido de disputar a Presidência pelo PSB, que optou por apoiar Dilma. Nesta semana, Gomes disse que considerava o governador pernambucano "sem visão de País e sem proposta". Ele defende que o PSB apoie a reeleição de Dilma Rousseff. Eduardo Campos não assume a candidatura, diz que não é tempo para isso — "2014 só em 2014". Ele não discute, pelo menos por enquanto, a possibilidade de entregar os dois ministérios ocupados pela legenda — Integração Nacional e Portos.

Sem crise

Siqueira afirmou que "não há crise no partido com as afirmações de Ciro".

— Não podemos perder tempo com isso, temos pela frente uma tarefa grande, de promover debates dentro e fora do partido sobre vários temas que interessam ao País, de amadurecer as ideias do partido.

O objetivo é a definição do programa institucional do PSB que vai ao ar em abril.
 
Siqueira observou que o PSB discorda da opinião do ex-ministro, até porque há várias áreas da legenda que defendem o lançamento de candidatura própria.

- Mas o respeitamos e temos com ele uma boa relação.

Siqueira e Roberto Amaral informaram que o encontro desta quinta com o governador se dividiu em duas reuniões: uma de Campos com os deputados federais sobre a Medida Provisória dos Portos, que poderá tirar a autonomia dos portos, a exemplo do Porto de Suape, na região metropolitana do Recife. E outra com ele e Amaral para discutir o programa do partido a ser apresentado institucionalmente em abril.

- Nada mais do que isso foi abordado.

O primeiro secretário informou ainda que o líder do PSB no Senado, Rodrigo Rolemberg (DF), também foi convidado para a discussão sobre a Medida Provisória, mas não pôde viajar devido a um problema de saúde.Informações do Estadão Conteúdo.

Fonte: Estação da Notícia - Enviado por Redação em 28/02/2013 20:59:34

MCCE LANÇA CHAMADA PELA REFORMA POLÍTICA NO YOU TUBE

 
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral convida seus comitês, suas entidades da rede MCCE e a sociedade brasileira a participar do processo de organização social para a terceira lei de iniciativa popular brasileira anticorrupção: a Reforma Política ou simplesmente, Eleições Limpas.

Depois que a sociedade se indignou, foi às ruas e aprovou no parlamento a lei contra acompra de votos em 1999 e a lei Ficha Limpa em 2010, agora surge a oportunidade de fazer uma Reforma Política. 
 
O primeiro vídeo do MCCE sobre a Reforma política, sita um dos ruidos mais emblemáticos da política nacional: as doações ilícitas de empresas às campanhas eleitorais.

É hora de nos organizarmos de novo.
É importante a participação de todos.

Assistam: www.youtube.com/watch?v=cx7Cn6p163s

Fonte: Assessoria de Comunicação - Comitê Nacional / Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE por
SANDRO MEIRELES

Câmara Legislativa do DF: O mastro super faturado de Patrício.

Ontem, foi eleito para a corregedoria da Câmara Legislativa do DF, o deputado Distrital Cabo Patrício.

A discussão, hoje, na Câmara Legislativa de Brasília será o custo do mastro do Cabo Patrício.

Ao apagar das luzes, o ex-presidente deixou uma armadilha que vai custar aos cofres da Câmara a bagatela de R$ 996 mil reais. 

A Câmara não tem hasteamento de bandeira, o que é obrigatório em todas as casas legislativas. O novo presidente da casa deputado, Wasny de Roure, vai ter de pagar uma fatura considerada a mais cara do mundo. O que não se sabe é de que é feito o mastro do Patrício para custar tão caro assim.

A nova mesa está discutindo se vai pagar ou não, pois já tem parlamentares defendendo a ação do ex-presidente, pelo visto esses parlamentares são entendedores de mastro ou de Cabo Patrício. 

Com o novo cargo de corregedor e poder para investigar e punir seus pares, Patrício pode salvar própria pele, mas está se preparando para cassar o deputado Raad Massouh, pelo visto o suplente Paulo Roriz já encomendou o terno para a posse no lugar de Massouh.

Fonte: QuidNovi por Mino Pedrosa

Publicidade: Tempo de laranja

O governo do Distrito Federal resolveu atender a publicidade das estatais, Terracap, Detran, Caesb e Ceb apenas em uma licitação.

A Tempo Propaganda deve disputar a Terracap, representando a atual Agência Plá.

O que não se sabe ainda qual é a relação entre os proprietários.

Fonte: QuidNovi por Mino Pedrosa

Torcida 'Márcio Machado'


Discretamente o PT/DF torce para que o empresário dono da MRV Engenharia, Márcio Machado, continue na presidência do PSDB/DF.

Afinal, segundo petistas ouvidos pelo Blog, com Machado no comando do PSDB o partido “encolheu” e não representa “perigo” .

Será que a Executiva nacional do PSDB vai manter o empresário no comando tucano brasiliense?

Façam suas apostas…

Fonte: Publicado por: Donny Silva

Washington Mesquita pode presidir o PTB/DF

 

O Padre Moacir e a cúpula do PTB/DF vêm se reunido constantemente. O assunto principal é uma possível filiação do deputado distrital Washington Mesquita (PSD) e do administrador de Taguatinga Carlos Jales.

De acordo com informações obtidas pelo blog, Mesquita foi convidado para presidir o PTB, já que o atual presidente Gim Argello está cotado para assumir o comando nacional da sigla devido a doença do atual mandatário Roberto Jeferson.

Questionado sobre o assunto Mesquita respondeu que recebeu o convite do partido e que várias legendas já o chamaram para integrar os seus quadros, inclusive o próprio PSDB que é seu partido de origem. “Temos que ver o rumo que o nosso partido (PSD) vai tomar para tomar qualquer tipo de decisão,” respondeu o parlamentar. 

Fonte: Guardian Notícias por odir Ribeiro

CLDF: A interferência do Buriti na escolha das comissões



A eleição para a escolha das comissões, que deveria ocorrer nesta quarta-feira, 27, foi adiada mais uma vez. O foco da discórdia continua sendo a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), que está entre os deputados distritais Cláudio Abrantes (sem partido) e Cristiano Araújo (PTB).

Abrantes é o preferido do governo para ser o titular da Comissão. Já Cristiano não conta com a simpatia do Palácio do Buriti, mas tem o voto dos colegas.

Para resolver o imbróglio o governador Agnelo Queiroz, no final da tarde chamou os deputados Cristiano Araújo, o centro da discórdia, e o distrital Wellington Luiz (PPL) que tem o voto de minerva para desempatar a disputa.

Cristiano chegou a recuar na disputa pela CAF, mas a confusão aumentou ainda mais. Um personagem novo entrou nessa história. Joe Valle (PSB), que viu seu posto ameaçado na Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle.  A comissão foi criada pelo parlamentar. E por “justiça” a titularidade o pertence.

Não satisfeito com as manobras governistas, Joe pediu o cancelamento da sessão plenária e foi atendido. O parlamentar teve apoio da líder do governo Arlete Sampaio e do bloco PT-PRB que tem como porta-voz, Chico Vigilante.  


Quando a sessão foi encerrada, Joe Valle reclamou: “Parece que os acordos não estavam claros”.

A manobra que o Palácio do Buriti fez para derrubar a indicação de Cristiano Araújo, para a CAF está abrindo as feridas da Câmara Legislativa.  A coleção de insatisfeitos só aumenta e agora quem entra no olho do furacão é Joe Valle. O distrital é um dos mais leais ao Executivo e foi alvo de um arranjo desastroso, apesar de dele ter saído da base governista, por determinação de seu partido. A frase do distrital resume tudo. “Estão cobrindo um santo para descobrir outro.”

A eleição das dez comissões permanentes deixou bem claro que o Palácio do Buriti interfere diretamente nas decisões da Câmara Legislativa. Alguns parlamentares costumam falar que a CLDF virou um “puxadinho” do Buriti.  

Parece que eles têm razão.

Fonte: Rádio Corredor por Odir Ribeiro
Guardian Notícias

De olho em RR


O advogado e suplente de deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) está sendo sondado por outras siglas partidárias.

Afinal, RR teve mais de 12.800 votos nas últimas eleições e possui forte discurso e currículo.

Aliás, RR foi visto ao lado de alto dirigente do PSB na última terça, 26, em conhecida cafeteria da cidade. Política é conversa.

Fonte: Publicado por: Donny Silva

Eliana Calmon recebeu R$ 84 mil para 'alimentação'

Cortejada pelo PSB para disputar o Senado ou governo da Bahia, ministra do STJ teve contracheque de R$ 113 mil em setembro 
 
 
Cortejada pelo presidente do PSB Eduardo Campos para se candidatar a uma cadeira no Senado ou ao governo da Bahia, a ministra Eliana Calmon, vice-presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu em setembro do ano passado, de uma só vez, R$ 84,8 mil a título de auxílio alimentação. Naquele mês, o contracheque de Eliana bateu em R$ 113.009,50.

Ela ganhou notoriedade em sua gestão na Corregedoria Nacional de Justiça, entre 2010 e 2012, período em que conduziu com rigor inspeções disciplinares nos tribunais, em busca de irregularidades em supercontra-cheques de magistrados.

A ministra denunciou "bandidos de toga" e colecionou desafetos em cortes estaduais com seu estilo combativo. Atribuíam a ela projeto de cunho político eleitoral, o que sempre refutou.

A verba de alimentação, da qual ela se beneficiou, tem respaldo em norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que incorpora a vantagem ao subsídio dos magistrados de todo o País. A concessão é prevista na Resolução 133 do CNJ.

Em junho de 2011, o colegiado, sob presidência do ministro Cezar Peluso, aprovou a medida que dispõe sobre a simetria constitucional entre magistratura e Ministério Público e equiparação de vantagens, como o plus de R$ 710 a título de alimentação. O valor cai todo mês na conta da toga. Os juízes não têm de exibir recibos de despesas.

Em setembro, o Tesouro depositou na conta da ex-corregedora o valor acumulado do período retroativo a cinco anos da data da concessão do benefício, ou seja, de 2006 a 2011.

A remuneração regular da ministra, R$ 25.386,97, foi acrescida dos R$ 84,8 mil sob a rubrica "indenizações". Com descontos da previdência e do imposto de renda, ela recebeu R$ 104.760,01.

"Efetivamente, recebi em setembro de 2012 acumulado do benefício intitulado auxílio alimentação", disse a ministra do STJ. "O auxílio é automático, sem exigência de recibo de comprovação." Eliana recebe o auxílio-alimentação - assim como seus colegas da corte -, além de R$ 2.792,56 (sem imposto sobre esse valor) como abono de permanência porque já conta tempo para se aposentar, mas permanece na ativa.

Seu holerite, como o dos outros ministros, é público. Pode ser acessado na página do STJ na internet. Há alguns dias, cópia do contracheque da ministra começou a circular em e-mails de magistrados que ainda não receberam o pagamento acumulado. Alguns intitulam as mensagens com um "Eliana é 100", em alusão aos mais de R$ 100 mil que ela recebeu em um único mês.

Muitos magistrados revelam desconforto com a situação. A resolução do CNJ autorizou o benefício alimentação. Posteriormente, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), que os representa, foi ao Conselho da Justiça Federal (CJF) e pleiteou retroatividade dos cinco anos.

Os magistrados estão recebendo o valor mensal de R$ 710, mas até agora não há previsão para que a verba correspondente àquele período acumulado seja liberada para a toga - nem os juízes federais nem os do Trabalho receberam. Os ministros dos tribunais superiores, exceto os do STF, garantiram sua parte. Os juízes assinalam que estão na expectativa de terem assegurado direito decorrente da simetria reconhecida pelo CNJ. 

Justificativa 

Eliana Calmon disse que a partir de dezembro de 2011 passou a constar de seu contracheque a rubrica auxílio-alimentação. A primeira parcela paga, informou a ex-corregedora nacional da Justiça, foi no valor de R$ 5.131,37. "A partir de janeiro de 2012 passei a receber R$ 710 mensalmente, o que se estende até a presente data, com exceção do mês de setembro do ano passado, quando recebi o montante de R$ 84.743,19", esclareceu a ministra.

Ela explicou que o valor relativo ao acumulado foi de R$ 65.745,41, mais R$ 18.686,17 de juros de mora e R$ 311,61 "de parcela que não está identificada a que se refere, com o registro simples de auxílio alimentação". Eliana Calmon condena a "péssima forma de remuneração da magistratura, com parcelas e parcelas, algumas permanentes e outras transitórias". Calmon destacou que "o auxílio alimentação é recebido por todos os ministros, ou, melhor, por todos os magistrados federais de primeiro, segundo e terceiro graus".

O Conselho da Justiça Federal (CJF) informou que "já concedeu esse direito (pagamento do acumulado em 5 anos) aos juízes federais, mas ainda não pagou por falta de verba orçamentária". Segundo o CJF, a Secretaria-Geral do Conselho não dispõe de levantamento sobre o montante que terá que desembolsar. A verba para essa demanda não entrou no orçamento de 2013."

Fonte: Jornal Estado de São Paulo - Por Fausto Macedo

Licitação: Indícios de irregularidades em licitação do Detran


Na sessão ordinária dessa terça-feira (26), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) manteve suspenso o pregão eletrônico do Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) para fornecimento e instalação de equipamento do tipo no-break, em 200 cruzamentos com semáforos em vias urbanas do Distrito Federal. O plenário ratificou o despacho singular do relator do processo 7.109/2013, conselheiro Paulo Tadeu, o qual acompanhou o entendimento do corpo técnico de que os preços estimados estavam acima dos valores praticados pelo mercado.

O no-break é um equipamento que promove a alimentação elétrica dos semáforos em cruzamentos sempre que há queda de energia, evitando o desligamento dos sinais de trânsito. Ao examinar a pesquisa de preços desse tipo de equipamento apresentada pelo Detran/DF, a unidade técnica do TCDF constatou que os valores ofertados pela empresas Powerleds Brasil (R$ 19.270) e Tecnofone (R$ 16.500) estavam fora do desvio padrão aceitável, afetando para cima, indevidamente, o valor médio obtido.

Em janeiro de 2012, a Companhia de Tráfego de São Paulo firmou contrato para o fornecimento, instalação e garantia de manutenção completa por 12 meses, da mesma quantidade de conjuntos no-breaks (200), pelo valor total de R$ 1.866.524,00. Cada equipamento custou R$ 9.332,62. O valor unitário é 33,82% inferior ao valor apreciado pelo Detran/DF, que estimou a licitação em R$ 2.820.356,00.

Fonte: Blog do Callado

Política: Patrício é o novo corregedor da Câmara


Os deputados distritais não chegaram a um acordo ontem e adiaram novamente a definição do comando das comissões permanentes da Câmara Legislativa. A sessão se arrastou até as 21h30 sem que houvesse entendimento. Uma nova tentativa de definição das áreas temáticas foi marcada para a próxima terça-feira. Definida ontem foi a eleição de Patrício (PT) para a Corregedoria, assim como de Evandro Garla (PRB) para a Ouvidoria e de Luzia de Paula (PPS) para a recém-criada Procuradoria da Mulher.

Escolhido pelos colegas para ocupar o posto de corregedor, Patrício terá como primeira missão a análise do caso do colega Raad Massouh (PPL), acusado de irregularidades na destinação de recursos de emendas parlamentares para a realização de festas. No ano passado, ele foi um dos alvos da Operação Mangona, realizada pelo Ministério Público do DF e dos Territórios (MPDFT) e pela Polícia Civil. Então ocupando a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Raad teve documentos apreendidos na sede da pasta e na própria casa.

Se em áreas sem disputa houve acordo, nas comissões não ocorreu o mesmo. A presidência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) acabou emperrando o processo que tinha sido negociado pelo Colégio de Líderes. A disputa entre Cláudio Abrantes (sem partido) e Cristiano Araújo (PTB) foi acirrada e registrou até mesmo a intervenção do governador Agnelo Queiroz (PT), que chamou os adversários ao Palácio do Buriti. Mas nem a conversa reservada resolveu. Alguns deputados ficaram irritados com a demora, mas o presidente da Casa, Wasny de Roure (PT), decidiu, por fim, protelar a decisão. "Se não há entendimento, temos de adiar", resumiu.

Fonte: CorreioWeb - Por Almiro Marcos

A Fuga de Dadá 'Idalberto Dadá Matias'

Safado

Que Idalberto Dadá Matias é um meliante de primeira grandeza, todo mundo sabe. Porém, pouca gente conhece o lado covarde, medroso e escorregadio do ex-araponga da Aeronáutica que faz achaques para manter vida de nababo. 

Às 12h17 desta quarta-feira, nas proximidades da Torteria di Lorenza, na QI 9, o bandido foi flagrado junto a um orelhão. Interpelado por uma das suas vítimas, Dadá ficou sem ação, como os metralhas caçados pelo coronel Cintra.

Pamela Castro, publicitária medalhista de ouro no Prêmio Colunistas, achou o bandido. “Venha cá, seu filho da p...; prove que já lhe dei dinheiro em troca de algum serviço”. Quem testemunhou a cena viu Dadá todo mijado. 

Dadá, frente a frente com Pamela, tremou como folha açoitada pelo vento. Gaguejou algumas palavras sem nexo. Ao ver que uma turba se preparava para linchá-lo, virou trombadinha e sumiu em direção à orla do Lago Paranoá. 

Fonte: Notibras

Oposição conserta painel que pulava o mensalão e ato termina em briga

Conforme revelou esta Coluna no dia 20 de fevereiro, o PT suprimiu o ano de 2005 em painel exposto na Câmara dos Deputados que faz uma espécie de retrospectiva de seus dez anos à frente da Presidência da República.

O fato revoltou a oposição, que resolveu encomendar uma nova placa para estampar, bem na frente da exposição petista, o ano que faltava: o do mensalão. O ato terminou em tumulto, confusão e xingamentos.

O deputado Amauri Teixeira (PT/BA) ficou irritadíssimo e levou a placa dos oposicionistas embora. "Isso é coisa de moleque! É uma falta de respeito!", gritava para quem quisesse ouvir.

Em resposta, os deputados começaram a chamá-lo de mensaleiro – o que fez Amauri querer partir para a briga. "Fala na minha frente! Não sou mensaleiro! Sou homem direito!", gritou.

Para o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), o fato só revela a “intolerância do PT à verdade e ao contraditório". "O nosso partido fez uma exposição de um fato real. Essa é a realidade do PT no ano de 2005", disse.

Fonte: Cláudio Humberto

DF: empresário jurou de morte governador e vice


O dono do Grupo Amaral, Dalmo Amaral, 78, cujas empresas estão sob intervenção do governo do Distrito Federal, ameaçou assassinar o governador Agnelo Queiroz (PT) e seu vice Tadeu Filippelli (PMDB), quando equipes do governo assumiram o controle de suas três empresas de ônibus, segunda-feira (25). Exaltado, o empresário se referiu a “contas a ajustar” com Fillippelli, que comandou a operação. 

Levando a sério 

O governo do DF minimizou a ameaça de Dalmo Amaral, considerando sua idade, mas mudou de idéia: ao menor movimento, ele será preso.

Reforço

Agora, por via das dúvidas, tanto o governador do DF quando seu vice tiveram reforçadas suas equipes de segurança.

Sob proteção

Também estão sob proteção o secretario de Transportes, José Walter Vasques, e Carlos Alberto Koch, presidente da estatal de ônibus TCB.

Decadência

Dalmo Amaral começou a construir no final dos anos 50 um império que chegou a mais de 1.400 ônibus. Hoje tem pouco mais de duzentos.

Fonte: Cláudio Humberto

Charge do Amarildo 'Ex-papas!'


Eliana Calmon OU Eduardo Campos

Eliana Calmon

Uma grande notícia circulou neste final de semana, de que a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, teria sido convidada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para se filiar ao PSB. Notícias já publicadas pela imprensa de todo o Brasil, informam que um nome forte para disputar a presidência da República, seria o da ministra, que nunca desmentiu ou confirmou essa possibilidade. Tenho ouvido de líderes de partidos políticos, que o nome da ministra seria uma opção do PSB, caso Eduardo Campos, não venha disputar a presidência da República, e teria grande apoio do eleitorado brasileiro, já que é um nome de respeito e com qualidades para chegar ao Palácio do Planalto.

Eduardo Campos
Com esse quadro, os dilmistas e lulistas tomariam outra posição, ou seja, fortalecer o nome da presidente Dilma, candidata natural do PT nas eleições de 2014, e com isso, Lula ficaria de fora do páreo, mesmo com alguns segmentos das esquerdas querendo a volta do ex-presidente. Para muitos, Eliana Calmon é um nome bom, leve e pelo conceito que tem perante a sociedade brasileira, poderá dar muito trabalho ao PT e seus aliados.

Comenta-se ainda, que a ministra Eliana, seria filiada ao PSB, para disputar o governo do Distrito Federal, porém atrapalharia as pretensões do Senador Rodrigo Rolemberg, forte candidato ao Palácio do Buriti, nome que o governador Agnelo Queiroz ,teme em face da liderança que o senador brasiliense, desfruta nos meios políticos e sociais da Capital da República.

Quanto a possível disputa do governador Eduardo Campos, para presidente da República, esse quadro poderá surgir no final deste ano, pois vai ganhar quem apresentar as melhores propostas para a população brasileira e Eduardo Campos, tem um bom discurso para esse pleito eleitoral que se aproxima. 

Fonte: Guardian Notícias por Luiz Solano

Conversa animada


O que faziam os deputados distritais Cristiano Araújo, Olair Francisco, Patrício e Aylton Gomes discutindo hoje pela manhã, no gabinete do deputado Cristiano? Ao que tudo indica, não estava em jogo nenhuma comissão, mas a corregedoria do caso Raad Massouh.

Na saída do encontro, os deputados "comemoraram" a postura de Patrício. Que postura? O que teria sido costurado no gabinete? A conferir, a eleição do corregedor.... 

Fonte: Estação da Notícia - Enviado por Redação em 27/02/2013 15:55:17

Marina registra em cartório seu novo partido


A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva registrou na manhã desta quarta-feira o estatuto e o programa partidário da Rede Sustentabilidade em um cartório de Brasília. Com o registro, o movimento liderado por Marina, ex-PT e ex-PV, oficializa a intenção de criar um partido político. As informaçoes são do Terra.

De acordo com a Rede, a obtenção do registro de pessoa jurídica é a primeira etapa para o futuro registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como partido político. Para tanto, o movimento necessita de 500 mil assinaturas, número exigido pela legislação eleitoral.

Futura candidata à Presidência da República, Marina Silva corre contra o tempo para coletar as assinaturas dentro do prazo legal, para que possa disputar as eleições de 2014. No estatuto registrado em cartório, a Rede se declara "uma associação de cidadãos e cidadãs dispostos a contribuir voluntária e de forma colaborativa para superar o monopólio partidário da representação política institucional, intensificar e melhorar a qualidade da democracia no Brasil e atuar politicamente para prover todos os meios necessários à efetiva participação dos brasileiros e brasileiras nos processos decisórios que levem ao desenvolvimento justo e sustentável da Nação, em todas as suas dimensões".

Além de Marina, estiveram presentes os 16 membros da Executiva Nacional Provisória, incluindo os deputados federais Alfredo Sirkis (PV/RJ), Walter Feldman (PSDB/SP) e Domingos Dutra (PT/MA).

Fonte: Estação da Notícia - Enviado por Redação em 27/02/2013 16:28:35

O livro dos pensamentos de Lula


Fonte: Blog do Noblat

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Servidora censura Guardião Notícias em administração

Servidora censura Guardião Notícias em administração  

Um dos princípios legais para o bom funcionamento do jornalismo é a liberdade de informação e de expressão. Quando esta ferramenta é tolhida, cerceia-se também o direito da sociedade de se informar. Num passado recente, que muitos querem esquecer – principalmente a imprensa – tivemos um dos atentados mais cruéis com a ditadura, onde o governo limitava o que os jornais podiam ou não publicar.

Passado esta época, ainda vivemos esta história, mas em capítulos. E hoje o jornal Guardião Notícias, do mesmo grupo do Portal Guardian Notícias, virou personagem desse enredo. Isso porque a administração de Planaltina proibiu de colocarmos exemplares da nossa quarta edição em seu balcão.

A funcionária que atendeu um dos distribuidores do jornal, não aceitou o impresso, por que fazíamos críticas ao governo Agnelo Queiroz, o que na verdade estavam descritos nas matérias eram relatos de especialistas em política e da população posicionando-se em relação à gestão do governo petista. A funcionária, que é assessora de comunicação, nem sequer quis se identificar ao distribuidor do Guardião Notícias.

Procurado posteriormente por nossa reportagem, o administrador de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcellos, disse que a informação da censura não procedia e que investigaria se essa atitude foi tomada por parte da assessora. “Não coincide com o nosso interesse. A nossa comunicação tem que fluir da melhor forma possível. Informação negativa ou positiva é notícia”, justificou.

Acredite o administrador ou não, o fato é que a assessora impediu que um veículo de comunicação fosse entregue em um órgão público para que as pessoas pudessem ler. O conteúdo do jornal não é nenhuma afronta a pessoa do governador, vice ou qualquer outro integrante da administração pública. São apenas informações colhidas junto a entidades de fiscalização e pessoas gabaritadas para opinar sobre a situação político-administrativa do Distrito Federal.

Voltamos a afirmar, impedir o processo de informação, que tem por finalidade fazer com que ele chegue ao seu destinatário comum, o cidadão, é trazer ao século 21, o passado criminoso da ditadura e todos os seus malefícios, dentre eles a censura. O Guardião Notícias e o portal Guardian Notícias repudia qualquer tipo de cerceamento à liberdade de expressão, opinião e propagação da notícia e seguirá na árdua missão de informar o cidadão.

Fonte: Guardian Notícias