ACESSOS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Eleições no DF: Agnelo e Filippelli, uma aliança desgastada que pode representar o fim do PT no governo do DF


O Novo Caminho pode ter sua principal aliança quebrada para as eleições ao Palácio do Buriti de 2014. O PT e o PMDB dividiram o mesmo palanque em 2010. A chapa saiu vitoriosa. Mas ao que tudo indica, é que as duas legendas podem desatar o laço.

Há três meses, o Blog Rádio Corredor, do portal Guardian Notícias, adiantou que a aliança do PMDB com os petistas poderia ser quebrada e eles poderiam encabeçar chapas de oposição. À época da publicação, dez distritais incentivavam um racha.

Ainda de acordo com a Coluna Politiquês, também do portal Guardian, o vice-governador Tadeu Filippelli tem despachado apenas com o assessor de Agnelo Queiroz. A situação só confirma o desalinho entre os dois partidos.

Filippelli também já tem, caso queira disputar o GDF, respaldo político de integrantes da oposição a atual gestão. Em pesquisas de opinião, o nome do vice tem aparecido com mais apatia que o do próprio Agnelo. Isso tem adoçado mais o interesse de chapa única do PMDB.

Uma reportagem publicada pelo Correio Braziliense desta terça-feira, 28, confirma a possibilidade de “quebra da aliança”. “O vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), incentivado por analistas, marqueteiros, pesquisas de opinião, aliados e correligionários, já cogita encabeçar uma chapa contrária à reeleição de Agnelo”, diz a matéria da jornalista Ana Maria Campos. 

Espelho - O atrito entre o PMDB e o PT no DF pode ser reflexo do está ocorrendo no Governo Federal. A MP dos Portos transpareceu o estranhamento entre os principais aliados da eleição de 2010. Os peemedebistas queriam travar a votação do projeto. Muitos viram na atitude, uma retaliação ao Palácio do Planalto. O que foi veementemente negado.

Cabe ressaltar que pouco tempo atrás, em março, Filippelli e Roriz se encontraram em uma missa. Para muitos, a imagem dos dois se cumprimentando pode até ter passado despercebida, mas para os políticos representou muita coisa.

Fonte: Guardian DF Notícias - Por Elton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário