Tucano grava 3 tipos de spots que vão ao ar neste mês, moldando o discurso conforme o eleitorado; marqueteiro é um antropólogo
Mapa - Aécio gravou spots para Nordeste, Rio e resto do País, mas não aparece na inserção de SP |
Em mensagens no rádio e na televisão gravadas para o eleitor do
Nordeste, o senador e presidenciável do PSDB, Aécio Neves (MG), ataca a
ação do governo federal no combate à seca e fala em "ousadia" para
garantir água às famílias da região. Com as declarações o tucano mira o
eleitor nordestino, que votou majoritariamente no PT nas últimas
disputas presidenciais, e o reduto eleitoral do governador Eduardo
Campos (PE), presidenciável do PSB, que rivaliza com ele como possível
opção à reeleição de Dilma Rousseff em 2014.
As declarações de Aécio fazem parte de um pacote com três tipos de
comerciais regionais do PSDB, estrelados pelo senador em inserções no
rádio e na televisão. Os spots, que serão exibidos neste mês, são uma
prévia do programa nacional do partido que irá ao ar em maio, quando o
senador estreia nova estratégia, novo marqueteiro e novo discurso para
impulsionar a sua pré-candidatura à Presidência.
"O nordestino sofre hoje com a pior seca em 40 anos. Se não chover
logo, não haverá nem onde mais buscar água. Está na hora de prepararmos o
Nordeste para um ousado projeto que garanta água para que as famílias
possam preparar a terra e manter os seus rebanhos", disse Aécio. "A seca
é inevitável, mas ela só vira calamidade, como agora, quando falta
governo", completou.
O senador aparecerá em três comerciais de 30 segundos: um para a região
Nordeste, outro para o Rio de Janeiro e um terceiro, genérico, para o
resto do País. Em São Paulo, principal colégio eleitoral brasileiro,
Aécio não terá palanque eletrônico. Embora a maior parte das lideranças
paulistas já defendam o projeto presidencial do senador, o governador
Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, preferiu usar as inserções para
propagar feitos da sua administração.
O objetivo dos comerciais regionais é tornar Aécio conhecido
nacionalmente. No final, as três inserções seguem uma sequência padrão,
que soa como um slogan, por meio do qual ele tenta se aproximar do
eleitor. "Sou Aécio Neves, fui governador de Minas. E se você também
acredita que é possível, vamos conversar."
As inserções foram elaborados com ajuda da equipe do antropólogo Renato
Pereira, contratado pelo partido para ser o novo marqueteiro e cuja
estreia para valer será no programa nacional de maio, depois da
convenção do PSDB, que elegerá Aécio presidente da legenda. Antes de
fechar com Pereira, Aécio se encontrou duas vezes com o publicitário
Nizan Guanaes, que teria manifestado não ter interesse de estar na linha
de frente de uma campanha.
O contrato de Pereira com o PSDB vai até junho e teria custado mais de
R$ 2,5 milhões. Considerado um dos nomes da nova geração de marketing
político, ele trabalhou nas campanhas vitoriosas de Eduardo Paes (PMDB)
para a Prefeitura do Rio e de Sérgio Cabral (PMDB) para o governo
fluminense.
Discurso. Duas pesquisas qualitativas estão sendo preparadas pela
moldar o discurso oposicionista de Aécio. Uma encomendada por Pereira.
Outra pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV), presidido pelo ex-senador
Tasso Jereissati (CE), aliado de Aécio, ao consultor Orjan Olsen, da
Analítica. A irmã de Aécio, a jornalista Andrea Neves, também colabora
com a criação da estratégia em reuniões com o grupo de Pereira.
Nos comerciais, Aécio fala ainda da inflação, tema que tem usado para
atacar o governo. "Tem momentos na vida em que a gente tem que fazer
escolhas. Esse é um desses momentos. O PSDB escolheu lutar por uma saúde
pública que funcione, segurança para as nossas famílias, inflação
controlada e respeito pelo dinheiro público." E lança um bordão: "Essas
coisas que às vezes dizem que não tem mais jeito, mas que tem jeito,
sim". Na propagando que irá ao ar no Rio, ele chama o eleitor de "meu
amigo, minha amiga aqui do Rio".
Fonte: Jornal Estado de São Paulo - Por Julia Duailibi
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