ACESSOS

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Celina apresenta projeto de ressocialização ao Secretário de Segurança



A presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Celina Leão (PSD) esteve reunida com o secretário de Segurança, Sandro Avelar na tarde desta quinta-feira (24). A pauta foi a ressocialização dos presos que cumprem pena no sistema prisional do Distrito Federal. A parlamentar apresentou duas propostas de parceria que podem avançar rumo a ressocialização.

A deputada conheceu o projeto piloto desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos em um presídio de Rondônia e conseguiu a mesma parceria para o DF. Celina explicou que a Embaixada proporcionou a capacitação de uma equipe multidisciplinar, selecionada em Rondônia, na cidade americana do Colorado. Depois de preparados, transformaram o presídio Urso Branco, um dos mais violentos do país, no Urso Panda, onde o índice de ressocialização é tão alto, que segundo Celina Leão, uma das alas hoje, se transformou em um museu. “Eles aliaram logística com tecnologia e capacitação, os apenados trabalham com atividades diversas como marcenaria e piscicultura. É uma experiência que deu certo lá e que vamos trazer para Brasília com ajuda do secretário Sandro Avelar ”, destaca.

O secretário Sandro Avelar abraçou o projeto e já marcou um novo encontro com a participação de sua equipe jurídica, para acertar os termos de cooperação com a Embaixada dos Estados Unidos, que vai entrar com a expertise e capacitação da equipe no Colorado. “Um projeto como esse é muito bem vindo, vamos viabilizar a parte jurídica para colocá-lo em prática”, garantiu Avelar.

Outro projeto apresentado pela distrital Celina Leão, trata da implantação de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil em um dos presídios do DF, uma parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), sem nenhum custo para o Estado, gerando emprego para os apenados dentro do próprio complexo penitenciário. “É um projeto que também abraçamos prontamente, além de remir pena remunera o preso dentro do próprio sistema”, afirma Avelar.

Com a aceitação dos projetos por parte da Secretaria de Segurança Pública, a deputada Celina Leão por meio da Comissão de Direitos Humanos vai trazer os parceiros para os ajustes jurídicos. “É preciso fazer algo pelo sistema prisional do DF e isso é urgente, estou fazendo a minha parte”, finaliza Celina.

Fonte: Assessoria da Deputada Distrital Celina Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário