ACESSOS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Caso Paulo Roriz: Após denúncia do blog, Câmara do DF abre sindicância para investigar servidores

Patrício: resultado será conhecido pelo Diário da Câmara Legislativa
 

O líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa do DF, deputado Chico Vigilante, solicitou ao presidente da Casa, deputado Patrício (PT), para que abra nesta terça-feira (30) uma sindicância contra os advogados que assinam ação que pede o mandato do deputado Paulo Roriz (ex-DEM), por infidelidade partidária. Pelo menos um deles é servidor da Casa e estava lotado até sexta-feira no gabinete do próprio Paulo Roriz.  A denúncia foi postada em primeira-mão pelo nosso blog. ...
 
A advogada Iluska Aragão Tavares é nomeada na Câmara Legislativa e recebe um salário de R$ 1,2 mil. Ela é indicada pelo deputado licenciado, Raad Massouh (PPL), titular da vaga ocupada por Paulo Roriz. Eleitos pelo DEM, os dois parlamentares são adversários desde a época da última campanha no DF. Apesar de a ação ser advogada por uma pessoa de confiança do ex-democrata, o autor do pedido é Hamilton Teixeira dos Santos, terceiro suplente na coligação do DEM.
 
Na sessão ordinária desta terça-feira, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado doutor Michel (PEN), reiterou o pedido do líder petista e sugeriu ainda que Casa acionasse a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil para consultar a entidade sobre a possibilidade de os servidores terem infringido o código de ética dos advogados. Delegado de polícia aposentado, o distrital sustenta que a função da servidora, que era lotada no gabinete de Paulo Roriz até a última sexta-feira, facilitaria o acesso às informações privilegiadas contra o parlamentar.
 
Presidente da Comissão de Ética da Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão (PSD) endossou o pedido e afirmou que, pela primeira vez, concordava com o deputado Chico Vigilante. “É realmente estranho um servidor da Casa atuar contra qualquer deputado que seja”, criticou ela.
 
Sem querer polemizar a questão, o deputado Paulo Roriz afirmou que preferia não acreditar na possibilidade do deputado Raad Massouh estar por trás desse pedido. “Eu sei o que é ser suplente e a vaga é do titular. Não quero acreditar na participação do deputado porque temos uma relação amistosa e quando ele quiser de volta o seu mandato, basta ele me avisar com 24 horas de antecedência”, disse. Na legislatura passada, em situação inversa, era Raad o suplente de Paulo Roriz.
 
Após as várias manifestações em plenário, o presidente Patrício assegurou que medidas administrativas já haviam sido tomadas para investigar o caso. Segundo ele, a Câmara Legislativa garantirá o direito de ampla defesa a todos os envolvidos na denúncia. “No momento certo, todos saberão o resultado dessa sindicância pelo Diário Oficial da Casa”, afirmou ele durante o discurso em plenário.
 
Reportagem do blog citou Lincoln de Sena Moura Júnior, também advogado no processo, como possível servidor da Câmara Legislativa. Na verdade, o funcionário do Legislativo indicado por Raad Massouh é o pai do advogado: Lincoln de Sena Moura, que ocupa cargo na primeira secretaria da Casa. Além de ser indicado por Massouh, o pai também advoga e orbita em vários processos em favor do distrital licenciado.

Fonte: Blog do Edson Sombra

Nenhum comentário:

Postar um comentário