Reportagem da revista Época acusa deputado distrital de ter concedido autorização para um convênio com o Instituto de Tecnologia Social, da petista Irma Passoni; contrato tem valor de R$ 1,5 milhão
Brasília 247 — O deputado distrital Joe Valle (PSB) foi apontado, em reportagem da revista Época deste fim de semana, como “facilitador” de acordos firmados entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a ONG Instituto de Tecnologia Social, criada pela ex-deputada federal Irma Passoni ( PT-SP). De acordo com a revista, Valle seria o responsável por aprovar os projetos da ONG na época em que trabalhava no ministério, em 2009. Ele teria concedido autorização para um convênio com a ITS no valor de R$ 1,5 milhão, finalizado em agosto de 2009, mas que não teve documentação apresentada até hoje.
Irma e Valle teriam sido apresentados por intermédio de Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência e ex-chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Irma e Carvalho são amigos desde a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Como Valle,que é agrônomo, Carvalho divide o interesse por agricultura orgânica.Os dois são proprietários de chácaras e o distrital é dono de uma fazenda produtora de alimentos sem agrotóxico.
A matéria lembra que, quando o distrital deixou o ministério para ocupar o cargo de presidente da Emater, no governo de José Roberto Arruda, Carvalho fez questão de comparecer à posse do amigo. Dois dias depois, a Operação Caixa de Pandora seria deflagrada e Valle deixaria a função recém-assumida. Pouco tempo depois, o distrital retornaria ao governo federal por influência do fiel companheiro.
O ITS costumava ter projetos na periferia de São Paulo, mas, repentinamente, passou a atuar também nos bairros carentes de Brasília. As atividades desenvolvidas eram peculiares: leitura e discussão da célebre “Carta de Achamento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha, e debate sobre a “arqueologia dos movimentos sociais”, segundo a revista.
A ligação entre o deputado distrital e o secretário da Presidência já chamou a atenção da Procuradoria Geral da República. Há uma denúncia contra a relação dos dois protocolada na PGR. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também está sendo investigado pelo favorecimento de emendas parlamentares a amigos e parentes.
À Época, Joe Valle e Gilberto Carvalho negam o tráfico de influência. O Brasília 247 procurou o deputado distrital, mas não obteve retorno ate a publicação da matéria.
Fonte: Brasília 247 - 28 de Janeiro de 2012 às 20:01
Nenhum comentário:
Postar um comentário